quinta-feira, 19 de março de 2015

Lavar os cabelos todos os dias quebra os fios?

Quem evita lavar os seus cabelos todos os dias, acreditando que este ato promove a quebra dos fios, com certeza não sabe que esta afirmação é um belo mito. O que acontece é que cada fio de cabelo presente no seu couro cabeludo está em uma determinada fase de crescimento. Parte destes fios já terminaram de crescer e necessitam cair para que novos fios entrem em fase de crescimento. Desta forma, ao lavar os seus cabelos, estes fios que já caíram antes da lavagem se desprendem dos restantes, causando a sensação de que os seus cabelos quebram ao serem lavados.


COMO OCORRE A QUEDA CAPILAR

A queda dos seus cabelos ocorre por conta de fatores capilares e não por causa das lavagens. Como a questão era se lavar os seus cabelos todos os dias quebra os fios, ao invés de promover a queda, como citado anteriormente, a resposta é a seguinte: outro mito. O que ocorre no caso da quebra capilar é que provavelmente você toma banho com a água quente, vive realizando tratamentos químicos (como alisamento, descoloração ou tintura) e utiliza vapores quentes (do babyliss, da chapinha ou do secador). Tudo isso em conjunto com os fatores ambientais resultam no enfraquecimento das fibras capilares.

Quando as fibras capilares ficam fracas, os seus cabelos se tornam ásperos, danificados, indisciplinados, opacos, porosos, ressecados e volumosos. Estes problemas resultam na quebra capilar, que ao invés de fazer um fio cair da raiz, faz com que o fio se quebre ao meio, favorecendo o frizz. Neste ponto, lavar os cabelos não intensifica o enfraquecimento das fibras capilares, pois as mesmas necessitam água e umidade para se recuperarem. No entanto, a água quente é responsável por casos de quebra capilar. Para evitar as caspas e a dermatite seborréica, não é recomendado lavar os fios diariamente para contornar a oleosidade.

CUIDADOS COM OS FIOS

A falta de cuidados especiais com os seus cabelos também compromete a estrutura dos fios e favorece a quebra capilar. Os seus cabelos necessitam de um ciclo de cronograma capilar, que consiste em alternar hidratação, nutrição e reconstrução. Desta forma, os seus cabelos são recuperados, facilitando a escovação e a modelagem posteriormente. Muitas vezes a quebra capilar ocorre por conta do excesso de tratamentos químicos e vapores quentes. Aí o modo como você penteia as madeixas posteriormente apenas agrava a situação. Produtos hidratantes, nutritivos e reconstrutores de qualidade oferecem resultados imediatos, sendo que rapidamente você sente as madeixas mais suaves.

Antes de usar o babyliss, a chapinha e o secador, também se faz necessário usar um protetor térmico para proteger os fios de serem queimados durante à exposição aos vapores quentes, o que resulta na quebra capilar também. Sem o protetor térmico no final do processo, todo o ciclo de cronograma capilar não adianta nada.

O recomendado é lavar as madeixas um dia sim e outro dia não, pois lavar os cabelos todos os dias, apesar de não provocar a quebra e a queda, como dizem, pode estimular a oleosidade nas raízes de algumas mulheres, pois remove a proteção natural.

Para quem não sabe os produtos hidratantes são responsáveis por contornar o ressecamento, que é causado pela falta de água e umidade natural nas fibras capilares. Os produtos nutritivos, por sua vez, são responsáveis por repor aminoácidos essenciais das raízes até as pontas dos seus cabelos, pois o organismo não faz isso sozinho e nem reestrutura os cabelos danificados sozinho. Os produtos reconstrutores, por sua vez, são uma espécie de tratamento de choque para os fios que estão num estágio mais grave de falta de elasticidade e ameaça de corte químico, que são muito mais frágeis perante as lavagens diárias.

As 10 melhores dicas para cabelo cacheado


Quem possui cabelo cacheado precisa seguir alguns cuidados especiais, ou seja, não adianta buscar opções de produtos para cabelo liso, para cabelo crespo ou para cabelo ondulado. Ocorre que cada gênero de produto é formulado especificamente para determinados tipos de fios. Então, fazer o uso de opções não adequadas para cabelos cacheados não farão os mesmos ficarem mais definidos ou menos volumosos, por exemplo. Conheça então as 10 melhores dicas para o seu cabelo cacheado com tudo o que você precisa para domar as suas madeixas rebeldes e tornar os seus fios enrolados invejáveis para quem é adepta das famosas escovas progressivas para alisamentos:

NA HORA LAVAR OS CABELOS, UTILIZE SEMPRE ÁGUA MORNA CASO NÃO GOSTE DO BANHO FRIO

Ocorre que a água quente é a grande causadora da caspa e do ressecamento dos fios, facilitando o assim o descontrole, a indisciplina, frizz e o volume, que são extremamente indesejáveis junto aos fios cacheados.

ALISAMENTOS

Caso os seus cabelos sejam muito grossos, repletos de frizz e de volume, não há motivos para você viver com as madeixas presas ou regadas com leave-in. Você pode fazer um relaxamento ou escova progressiva para alisar as raízes e devolver os cachos mais finos no comprimento e nas pontas.

LAVE OS CABELOS COM PRODUTOS HIDRATANTES

Na primeira lavagem da semana, lave os cabelos com produtos hidratantes, aliando o shampoo, a máscara, o condicionador, o leave-in e o protetor térmico. As madeixas 100% naturais ressecam e necessitam hidratação, enquanto as madeixas que possuem químicas perdem a água e a umidade natural, necessitando ainda mais este procedimento.



O CUIDADO FUNDAMENTAL PARA CABELOS CACHEADOS

Na segunda lavagem da semana, lave os cabelos com produtos nutritivos, aliando o shampoo, a máscara, o condicionador, o leave-in e o protetor térmico. As madeixas 100% naturais perdem nutrientes por causa da poluição e outros agentes externos, enquanto as madeixas com químicas perdem estes nutrientes, causando quebra e queda.

TRATAMENTO DE RECONSTRUÇÃO CAPILAR

Na terceira lavagem da semana, apenas se você faz alisamento nos cabelos cacheados descoloridos, faça um tratamento de reconstrução capilar, geralmente à base de queratina, para renovar as fibras capilares. O procedimento é semelhante ao da escova progressiva, mas ao invés de alisar você estará depositando queratina nos seus cabelos.

CUIDADO AO PENTEAR OS FIOS

Jamais penteie os seus cabelos secos, pois as escovas e os pentes danificam a estrutura das fibras capilares, promovendo a quebra dos fios, o que facilita a aparição do frizz, aqueles fios curtos, rebeldes, indisciplinados e arrepiados que não se ajeitam de forma alguma na raiz dos seus cabelos cacheados.

LEAVE-IN SEM ENXÁGUE NAS MADEIXAS

Caso precise umedecer os cabelos para mantê-los definidos, não aplique todo o pote de leave-in sem enxágue nas madeixas, o que deixa os seus fios duros, sem movimento e sem brilho. Aplique apenas um pouco do creme em questão, desembaraçando os cabelos com as mãos, das pontas para as raízes.

CORTE OS FIOS PARA DAR MOVIMENTO AO VISUAL

Corte os seus cabelos a cada três meses, pois como os fios cacheados costumam ser volumosos ou crespos, o ressecamento deixa os mesmos descontrolados e indisciplinados. Faça sempre cortes que não sejam retos para dar movimento ao visual. Não cortar implica em sofrer ainda com a quebra e a queda.

DORMIR COM TRANÇAS

Caso não queira fazer algum tipo de relaxamento nos seus cabelos cacheados, para você acordar sem volume nos fios, basta dormir com tranças frouxas. Ao acordar, basta soltar estas tranças frouxas e ajeitar as madeixas umedecendo as mesmas sem penteá-las. Você pode aplicar um reparador de pontas ou surf spray.

EVITANDO TAMBÉM A QUEBRA DOS FIOS.

Como dito anteriormente, desembaraçar os cabelos com as mãos evita o frizz e o volume. Mas, troque as suas escovas por pentes de madeira para lidar com os cachos. Os mesmos não geram eletricidade, que faz com que surja o frizz e o volume, evitando também a quebra dos fios.

quarta-feira, 11 de março de 2015

O que fazer após a descoloração?


Resolveu descolorir os seus cabelos e agora está desesperada sem saber o que fazer com as suas madeixas após a descoloração? Vale lembrar que ter cabelos loiros é um desafio recomendado apenas para aquelas mulheres que estão cientes de que o visual requer cuidados especiais constantes e que consequentemente isso possui um custo mais elevado para o bolso, pois não são todos os produtos que se adequam aos fios claros. Então, produtos que custam um pouco mais costumam fazer uma grande diferença. Confira então uma dica de cuidados e de produtos que você precisa ter após o procedimento da descoloração:


HIDRATAÇÃO

Quando seus cabelos são descoloridos, toda a umidade natural é retirada através do pó descolorante e da água oxigenada, motivo pelo qual os seus cabelos necessitam passar pelo processo de hidratação, responsável por devolver água para as fibras capilares. Siga um ciclo de cronograma capilar semanal, então, quando for a vez da hidratação, use apenas shampoos, condicionadores e máscaras do gênero hidratante. São eles que vão tratar o frizz, o ressecamento e o volume, diminuindo a probabilidade de você quebrar os fios ao meio na hora de penteá-los. Produtos das cores opostas aos reflexos ajudam a matizar os fios.

Dica de Shampoo Hidratante: Avon Advanced Techniques
Dica de Condicionador Hidratante: Aussie 3 Minute Miracle Moist
Dica de Máscara Hidratante: Silicon Mix Bambu

NUTRIÇÃO

Nosso organismo não produz aminoácidos essenciais, motivo pelo qual a descoloração faz os seus cabelos perderem nutrientes provenientes da sua alimentação diária. Para repor estes nutrientes, deve-se também incluir a nutrição no seu ciclo de cronograma capilar semanal, usando apenas shampoos, condicionadores e máscaras do gênero nutritivo. São eles que vão tratar a força, a maciez, a maleabilidade, a quebra, a queda e o brilho, diminuindo a probabilidade de você ter um loiro áspero, opaco e sem vida. A nutrição é diferente da nutrição, motivo pelo qual você precisa fazer os dois semanalmente, utilizando produtos específicos para cada finalidade.

Dica de Shampoo Nutritivo: L’Oréal Elseve
Dica de Condicionador Nutritivo: Kérastase Lait Vital
Dica de Máscara Nutritiva: L’anza Healing Moisture Moi Moi

RECONSTRUÇÃO

Os cabelos loiros ficam danificados e porosos por conta da descoloração, principalmente se aliados às escovas progressivas. Por causa disso, o processo de reconstrução é essencial para ter fios saudáveis e não precisar cortá-los, devendo ser incluído no ciclo de cronograma capilar. Mas, se o seu cabelo está apenas ressecado e opaco, provavelmente você não usa descolorante, então não é o produto ideal para você. Os produtos deste gênero reconstroem as fibras capilares, evitando assim o efeito chiclete, ou seja, o cabelo sem elasticidade, e o corte químico, que se trata da quebra parcial ou total dos cabelos frágeis

Dica de Shampoo Reconstrutor: Joico K-Pak
Dica de Condicionador Reconstrutor: L’Oréal Absolut Repair
Dica de Máscara Reconstrutora: Bonacure Hair Teraphy Repair Rescue
Avlon Keracare SOS Hidratação e Revitalização: Recupera Qualquer Cabelo!

REPARAÇÃO E REVITALIZAÇÃO

Existem produtos alternativos que complementam a hidratação, a nutrição e a reconstrução, oferecendo resultados de reparação e revitalização, como é o caso, por exemplo, da água de coco, das ampolas, das pomadas e dos óleos, além dos tratamentos dos salões de beleza, como, por exemplo, a cauterização e o botox. Uma dica muito seguida pelas celebridades que vivem retocando as madeixas com descolorantes é a agua de coco, você não leu errado. É que a mesma possui uma função hidratante e revitalizante. O melhor de tudo? O seu preço é bem em conta em relação aos produtos capilares comercializados. Mas, quem possui cabelos loiros não pode nem pensar em evitar o salão de beleza, pois aquele aspecto disciplinado dos cabelos saudáveis só é possível através da cauterização e do botox, que devolvem queratina para as fibras capilares.


Maquiagem certa para cada idade: saiba como contornar e evitar as linhas de expressão

Veja quais produtos usar e quais cores evitar depois de certa idade

O amor pela maquiagem é comum entre mulheres de todas as idades, gostos e estilos de vida. Das mais novas às mais velhas, todas nós amamos um batom e recorremos ao corretivo nos dias de cansaço. O problema é que nem todo mundo pode usar os mesmos produtos e, com o passar da idade, é preciso adaptar o make.

“Existem produtos anti-idade preparados com vitamina C para as peles maduras, mas hoje em dia uma mesma base pode ser usada por qualquer mulher”, explica Dudu Castro, do Crystal Hair. A realidade, no entanto, é que a pele aos 50 anos não tem a mesma firmeza do que aos 20 e, por isso, é preciso ter alguns cuidados.



"Aos 20 anos a pele é firme, lisa e pode tudo: brilho, iluminador, tudo que se tem direito", diz Dudu. O blush nas maçãs do rosto dá um ar de jovialidade e os cílios postiços aumentam o olhar. O olho preto também está liberado, deixando a maquiagem mais dramática, assim como as sombras metálicas e coloridas.

“Uma mulher madura, no entanto, deve evitar sombras metálicas ou muito brilho, porque isso chama mais atenção para as linhas de expressão. Os tons perolados são mais indicados depois dos 40 anos”, ensina Raphaella Bahia, do FR Microcenter. Olhos pretos também não são ideais. “O côncavo escuro afunda os olhos e pode dar um ar de cansaço à mulher madura que, inevitavelmente, terá mais tendência às olheiras. O delineador rente aos cílios, por sua vez, está liberado”, indica a maquiadora.



Mas são as linhas de expressão as grandes vilãs da maquiagem. Apesar do make ajudar a levantar o visual, a preparação da pele e o cuidado diário a partir dos 20 anos são muito mais importantes. “Tudo depende de como a pessoa cuida do rosto e se ela pega muito sol. A proteção evita linhas de expressão precoces e a maquiagem fica muito mais bonita”, alerta Raphaella. O ideal, portanto, é sempre usar uma base mais fina, assim o produto não acumula nas dobrinhas, e lembrar de sempre hidratar a pele antes de maquiar, independente da idade.

“Com a idade a pele resseca”, explica Raphaella. Por isso, Dudu indica a água termal como aliada antes, durante e depois da maquiagem. “Ela não mela o rosto e não borra o make, além de hidratar a pele”, ensina. O que também resseca é o pó compacto. “Não aplique o produto em áreas enrugadas, como boca e o contorno dos olhos, deixe o pó para a linha T, que costuma ser mais oleosa”, ensina Raphaella. Na hora de escolher o batom, opte também pelos produtos com efeito hidratante. “O mate pode ressecar ainda mais os lábios”, indica a maquiadora.



É importante pensar também no pincel “Os de fibra para base podem ser usados em qualquer tipo de pele e espalham melhor o produto”, indica Dudu. Mas blush e bronzer só em peles firmes. “Eles marcam muito e acabam realçando as linhas de expressão”, esclarece Dudu. O truque é substituí-los por dois tons de base, uma mais clara e uma escura que dará o efeito do blush, marcando menos. Máscara de cílios de longa duração também nem pensar. “A máscara a prova d’água quebra os fios que enfraquecem com a idade”, explica o maquiador. Por isso, para finalizar o look com um olho impactante, aposte nos postiços mais ralos, que aumentam o olhar, sem exageros.