terça-feira, 4 de novembro de 2014

S.O.S. Cabelo de Praia

Como minimizar os estragos causados pelo mar, sol e piscina

O verão chegou e, com ele, todos os problemas que a época traz para os cabelos: ressecamento, oleosidade excessiva, desbotamento, quebra. Três são os principais causadores de tanto estrago: a água (do mar ou da piscina), o sol, e os elásticos que prendem os fios. Para minimizar os danos da estação, experts dão dicas valiosas. Siga e não se descabele mais! 

Supertratamentos blindam os fios para a temporada de praia. “Hidratações poderosas com produtos à base de queratina são indispensáveis”, ensina o beauty artist Celso Kamura. Para o hairstylist Marco Antônio de Biaggi, os óleos naturais são apostas práticas. “O ativo da moda é o óleo de bambu do Japão”, diz ele, que também é fã do óleo de argan. “Você pode usar antes da lavagem, nos cabelos úmidos, antes da secagem, e também nos cabelos secos, para proteger. É um produto versátil. As versões atuais são leves e tecnológicas, pode apostar”, diz. 

A mudança de clima pede também uma renovação no arsenal de produtos. “Se o seu cabelo tem a raiz oleosa, não deixe de comprar xampus com ingredientes refrescantes, como menta e chá verde”, ensina Sergio G, cabeleireiro do Studio W. Nessa época do ano, troque o condicionador normal por uma máscara que age em cinco minutos, ainda no banho. “Aplique o produto do comprimento em direção às pontas e enxágue bem. Dessa forma, você garante hidratação e proteção extra para todos os tipos de cabelos – até para os oleosos, pois excesso de óleo não significa hidratação”, explica Biaggi. 

Outras boas compras. Não deixe de investir: 

- Para não queimar o couro cabeludo e tostar os fios vá de protetor solar capilar com FPS 15, no mínimo; 

- Leave-in hidratante com protetor solar ajuda a desembaraçar o cabelo após o banho e ainda rebate os danos do secador; 

- Xampu e condicionador solar são boas escolhas porque levam detergentes mais suaves e ingredientes protetores; 

- Pentes de dentes largos minimizam a quebra.

Outros amigos do cabelo no verão são o chapéu e o lenço. “Além de charmosos, eles protegem as madeixas”, ensina Andreia Costa, hairstylist do Tamba Salão Boutique. E para quem não abre mão dos elásticos, melhor optar por produtos revestidos com tecido, que poupam a fibra capilar da tração. “Também é importante evitar prender os fios ainda molhados, para não quebrar o cabelo”, completa Andreia.
Socorro, meu cabelo está verde! 

É o drama das loiras. O cloro e os produtos de limpeza usados na piscina fatalmente interferem no tom dos cabelos descoloridos. J. Alvim, cabeleireiro do Studio W, ensina que aplicar leite em todo o comprimento é uma saída para rebater o efeito indesejado. “Deixe agir por 25 minutos e enxágue”. Invista também num xampu com pigmentos em tons de violeta, que neutraliza o “amarelão” e o esverdeado. Algumas opções são: Color Save Silver, da Schwarzkopf, R$85, e Shampoo Silver Gloss, da L´Oreal, R$86.



Outras dicas rápidas: 

- Toda vez que sair do mar, lave os fios com água doce para evitar o ressecamento; 

- E como a beleza vem de dentro, beba no mínimo dois litros de água por dia para dar uma força extra aos fios; 

- Para não deixar o frizz se instalar, aplique um leave-in que protege do calor e seque 80% dos cabelos com o secador. O restinho de umidade ajudará o cabelo a não arrepiar; 

- No meio da estação, vale investir em um tratamento no salão, para manter a hidratação e a cor. “Combine hidratação e reconstrução profissional. A primeira vai repor a água perdida e a segunda vai fortalecer, porque devolve a massa”, conta o hairstylist Márcio Mello, do salão Éclat; 

- Caso a cor desbote bem no meio da temporada, os xampus tonalizantes podem salvar. Mas lembre-se: qualquer química é agressiva para os cabelos;
- É importante manter a cabeleira aparada para evitar que as pontas duplas se revelem. Segundo Marco Antônio de Biaggi, não é preciso mudar o comprimento, basta repicar bem para retirar a parte danificada e garantir balanço sexy nas férias.

Fonte; DELAS IG