sexta-feira, 27 de junho de 2014

Sofre de Queda ou Quebra Capilar?

Entenda as diferenças entre os dois problemas e veja como preveni-los



Seus cabelos estão caindo e você não sabe por quê? Apesar da queda e da quebra capilar resultarem na perda dos fios, as causas para estes dois problemas podem ser diferentes. De acordo com o presidente da Sociedade Brasileira de Tricologia, Luciano Barsanti, geralmente os cabelos ficam quebradiços depois de procedimentos químicos mal feitos ou executados repetidamente, como alisamentos ou escovas. Já as razões mais frequentes para a queda costumam ser clínicas, como hipotireidismo, hipertireioidismo, ovário policístico e até causas genéticas.

"No entanto, existem situações que podem provocar tanto a queda quanto a quebra dos fios. O hipotireoidismo, por exemplo, costuma enfraquecer o cabelo por deixar a fábrica do fio deficiente, também conhecida como bulbo capilar. O problema deixa as madeixas mais finas, facilitando o rompimento", explica Barsanti.

Para diferenciar os dois problemas e saber o motivo da perda das madeixas, basta observar a estrutura do cabelo. Quando há queda, é possível ver o fio em toda sua extensão. "Nesse caso, conseguimos identificar o bulbo, que é a parte arredondada e saliente, localizada na base do fio. No caso da queda, você não sente a saliência por que o bulbo continua no lugar, afinal o cabelo só quebrou", compara o tricologista.

QUEDA

De acordo com o visagista capilar e consultor de imagem pessoal, Maurício Rocha, uma pessoa tem de 100 a 150 mil fios de cabelos, que crescem cerca de um centímetro por mês. Mas segundo o especialista, é normal perder de 100 a 150 fios por dia. "Apesar de ser um processo natural, muita gente fica preocupada quando vê os cabelos caírem", comenta Mauricio.

O cabelo tem três fases de crescimento. Na primeira, o fio cresce durante seis anos. Depois de totalmente formado, a etapa de repouso do cabelo dura de três a quatro semanas. A terceira fase corresponde à queda, que ocorre durante três ou quatro meses. Vale lembrar que no momento que um fio se desprende do couro cabeludo, outro nasce automaticamente no lugar. "A queda torna-se excessiva quando o fio cai e não é substituído por outro. Um sinal relevante é quando a pessoa começa a notar falhas visíveis no couro cabeludo", alerta o visagista.

Estresse e alimentação inadequada também podem contribuir com a queda das madeixas. Segundo Maurício, castanhas do pará, avelã e ovo possuem uma vitamina chamada biotina. A substância mantém a melanina dos fios, combatendo o aparecimento do cabelo branco, e previne a perda do cabelo. "O ideal é comer, no máximo, uma castanha ou avelã por dia. O ovo também é rico em vitamina B 12, que ajuda na deficiência associada à queda do cabelo. Mas o alimento deve ser cozido, ao invés de frito, para preservar a biotina. Diariamente também é bom ingerir alimentos integrais e três frutas, beber dois litros de água e investir em saladas", ensina Mauricio.

No dia-a-dia, muita gente opta pelo uso de bonés e chapéus. O visagista capilar acredita que esse hábito pode contribuir para a queda das madeixas. "Quando você impede o cabelo de respirar, abafando o couro cabeludo, o oxigênio não circula normalmente e isso impede o fluxo natural de crescimento do fio. Além disso, as glândulas sebáceas produzem mais oleosidade, facilitando a queda", esclarece.

QUEBRA

Quebrar o cabelo significa romper internamente sua forma original. Quando o fio fica muito sensível e enfraquecido por procedimentos químicos perde a elasticidade e não consegue voltar ao seu formato original. Calor emitido pelo secador, escovação excessiva, processos de tingimento com espaços menores de 30 dias e alisamentos feitos em menos de quatro meses podem lesionar o cabelo, formar pontas duplas e ressecar os fios, tornando-os sem brilho, textura. Essa falta de maleabilidade e resistência facilita a quebra.

"Muitas vezes madeixas quebradiças são opacas e carentes de proteína. O brilho dos fios está associado às glândulas sebáceas, responsáveis por lubrificar naturalmente os cabelos, produzindo oleosidade. Quando estão fracos e sensíveis, esta proteção natural não é suficiente", avalia Mauricio.

Penteados que deixam os fios muito esticados e apertados, como coques ou rabos de cavalo, podem contribuir para a quebra capilar. Além disso, é preciso atenção na hora de pentear os cabelos. As madeixas devem ser desembaraçadas na direção da ponta para a raiz.

Para avaliar a saúde das madeixas, é importante testar a elasticidade dos fios. "Um cabelo que é esticado e volta naturalmente ao seu estado natural é saudável. Quando essa qualidade é ausente, isso é sinônimo de quebra e ressecamento. Nesse caso, os cabelos precisam de hidratações semanais", pontua Barsanti.

terça-feira, 10 de junho de 2014

Tendência Multicolor para os Cabelos

Novidade utiliza nos fios várias cores ao mesmo tempo


A tintura para cabelos, normalmente pedida nos salões, agora começa a ganhar cara nova. Uma nova tendência para as madeixas, chamada multicolor, está dando o que falar e promete alegrar o visual, oferecendo um look de vanguarda, bastante autêntico. E o melhor: pode ser adotada com pouquíssimas restrições.

A tendência multicolor, que surgiu há cerca de 2 anos, consiste no uso simultâneo de três ou mais tons nos fios, proporcionando um efeito de profundidade e um visual moderno e ousado. A ideia é mudar cores tradicionais, como o loiro dourado, o preto e o chocolate, presentes nas madeixas há tempos, e usados geralmente em um tom único ou em reflexos. Mesclar três cores ou mais nos fios deixa o visual irreverente e livre, já que permite quaisquer tons. O importante é que as cores escolhidas se encaixem suave e perfeitamente.

TENDÊNCIA MULTICOLOR COMBINA COM QUALQUER TIPO DE PELE E CABELO

Cada tom de pele pede uma combinação diferente de cores. Para peles douradas, tons como vinho, vermelho, laranja, amarelo e azul são as mais pedidas. Se a pele é morena ou negra, a dica é misturar no cabelo a cor preta, vinho, azul e verde. Em peles mais amareladas, o verde, o azul e o vinho, juntos, ficam perfeitos. Já nas mais branquinhas, cores como vermelho, preto, azul e verde se encaixam muito bem.

A tendência multicolor é indicada para cabelos longos, médios ou curtos; cacheados ou lisos. Entretanto, para os fios curtíssimos, o ideal é que não sejam feitas mechas, pois elas ficam muito marcadas.

Em relação à faixa etária, o bom senso é imprescindível. A tendência multicolor nos cabelos das mulheres com mais idade é bem-vinda, porém de maneira mais discreta. Nesse caso, a opção é mesclar menos tons, com mechas livres e despercebidas. Assim, o efeito de profundidade e o visual ficam mais discretos.

CUIDADOS NA HORA DE TINGIR E RETOCAR A TINTURA

O processo químico para chegar ao visual multicolor é bem simples, mas requer manutenção. Primeiro é feita a descoloração dos fios, seguida pela lavagem e secagem. Após isso, basta aplicar os tons escolhidos, cuja ação dura 30 minutos. Então, o cabelo deve ser lavado e secado novamente.

Esse procedimento pode até ser feito em casa, desde que a pessoa tenha atenção à intensidade do tom escolhido. A recomendação é de que a cor seja bem forte e destacada, o que apenas um profissional qualificado poderá determinar. Caso contrário, o tom desejado da mecha pode mudar, fazendo com que o resultado seja diferente do esperado.

O retoque das madeixas deve ser feito num intervalo de tempo pequeno, pois as cores podem desbotar rapidamente. Contudo, esse intervalo pode aumentar gradativamente, tendo em vista que o cabelo "se acostuma" com a tintura e a mantém fixa por mais tempo.

ESTILO E CUIDADOS SÃO FUNDAMENTAIS PARA ADOTAR VISUAL

Se a mulher se identifica com a tendência multicolor e tem um estilo descolado, então poucos fatores a impedem de adotar o look. A profissão e a idade, por exemplo, podem ser impasses, o que requer uma escolha atenta. O cabeleireiro deverá dominar bem a técnica, sabendo quais cores utilizar estrategicamente em cada camada do cabelo. Além disso, os cuidados diários para manter a saúde dos fios são simples e incluem o uso de shampoo, condicionador, leave-in e máscaras de hidratação - próprios para cabelos coloridos e descoloridos. Assim, seus fios permanecerão brilhosos e saudáveis por muito mais tempo.

Fonte: Personare

Aprenda a lavar e secar os cabelos como um profissional

Cabeleireiros dão dicas para que os cuidados caseiros com os cabelos fiquem com qualidade profissional

Os cabelos sempre parecem muito mais bonitos quando lavados no salão. A escova é sempre impecável, e mesmo uma rápida secagem nos cabelos fica bem melhor do que quando usamos o secador em casa. Mas nem sempre dá para recorrer aos profissionais para os cuidados básicos com os cabelos, e as visitas ao salão ficam reservadas aos dias de festas e datas especiais. Isso não é motivo para desanimar. Fomos em busca de dicas e segredos dos profissionais para tentar reproduzir em casa uma lavagem e secagem de cabelos com qualidade de salão.

Para começar

“A primeira coisa é usar o xampu correto para o tipo de cabelo”, orienta o cabeleireiro Cleiton Guedes, do salão Marcos Proença. Parece óbvio, mas não custa se certificar de que está usando o produto adequado, seja para a raiz oleosa, para cabelos quimicamente tratados, entre outros.

Assim como no salão, é recomendável lavar duas vezes com xampu antes de aplicar o condicionador. “O primeiro é para limpeza, o segundo é para massagear, para ativar os vasos sanguíneos. Isso evita que o couro cabeludo fique oleoso, e o cabelo fica mais flexível”, explica Walter Leal, cabeleireiro do Studio W.

O condicionador vai só nas pontas. “Vai desembaraçando no chuveiro, começando das pontas e subindo, mas sem deixar resíduo perto da raiz”.

A temperatura da água é importante: muito quente, ela pode ativar a oleosidade do couro cabeludo; mais fria, dá brilho aos cabelos. A dica é aproveitar os dias mais quentes para diminuir a temperatura da água. Na hora de enxugar, nada de agressividade. “A gente tira a umidade do cabelo não esfregando a toalha, mas apalpando, amassando o cabelo na toalha, para não abrir a cutícula”, recomenda Guedes.

Mãos à obra

Antes mesmo de colocar as mãos no secador, é essencial passar protetor térmico. “Ele evita que a temperatura alta danifique muito os cabelos e dá uma durabilidade maior na secagem também”, ensina Leal. Deixar o secador na temperatura média é a melhor opção, mas também faz com que a secagem demore um pouco mais.

Na hora de escolher a escova que vai modelar os cabelos, leve em consideração seu tipo de cabelo: quanto mais crespo, mais fechadas precisam ser as cerdas; o cabelo liso pede cerdas mais abertas e naturais. “Não precisa usar aquelas escovas que prendem muito no cabelo liso, senão a pessoa vai sofrer sem necessidade”, diz Guedes.

Com escova e secador a postos, é hora de começar os trabalhos, lembrando que o cabelo não precisa estar muito molhado para a escova. “Quem tem cabelo crespo tem que fazer com o cabelo úmido. Quem tem cabelo liso ou ondulado, pode secar 100% o fio com secador, e depois passar a escova só para tirar o frizz. Aí o secador já vai deixar o cabelo com brilho, ele fica solto, não fica aquela escova chapada”, explica Guedes.

Outro passo para conquistar uma escova bem feita e mais soltinha é passar o secador na temperatura fria por 30 segundos para finalizar. “Se passar muito secador frio ele ativa a oleosidade”, alerta Guedes.

A dica do cabeleireiro Walter Leal para uma secagem prática e bonita é usar uma escova de aço, que esquenta com a temperatura do secador e agiliza o processo. “Eu envolvo o cabelo na escova e só esquento, não fico escovando”. Se a franja for até a altura do nariz, ele indica que ela seja seca para frente. “A parte de trás eu seco sempre de baixo para cima, para ter volume”.

Para um resultado bonito, é importante priorizar a “capa do cabelo”, diz Leal, que é a parte da frente e o topo da cabeça - é só imaginar um moicano. E, para evitar que fique algum fio arrepiado ou onduladinho nessa área, vale finalizar a secagem dando leves puxadas para baixo.

Para as pontas não ficarem “espigadas”, Leal recomenda fazer dois coques, um de cada lado, na parte debaixo do cabelo. “Quando solta parece que você fez uma superescova, e você apenas secou o cabelo”.

Finalizando sem escova

Para aqueles momentos que não dá para investir muito tempo na secagem, os especialistas indicam algumas opções práticas. Leal diz que os coques podem ser aliados. “Você tira toda a umidade do cabelo, faz o coque, prende e dorme”. Ao acordar, o efeito é de uma secagem bem feita e o cabelo ganha um volume bonito.

“Se não for secar com secador, é bom aplicar leave-in no comprimento e nas pontas”, indica Guedes. Com o produto nos cabelos, basta amassar com a mão. “Ele vai tirar o frizz e deixar o cabelo comportado”.

Fonte: Delas IG

Profissionais da Beleza