segunda-feira, 23 de setembro de 2013

8 CUIDADOS PARA EVITAR A QUEDA DE CABELO



Se você sofre com queda de cabelo, está na hora de obter um cabelo mais forte e saudável! Para quem acha que a solução está em produtos super caros, saiba que os cuidados com os cabelos são simples, mas devem ser feitos diariamente.

Confira 8 dicas dos especialistas para que suas madeixas recuperem o fortalecimento de antes e dê um chega para lá na queda capilar:

Limpeza em primeiro lugar

Os cabelos não caem porque estamos lavando o couro cabeludo, ao contrário.


A má limpeza pode causar caspa ou descamação, feridas, dor e coceira no couro cabeludo. E quando ele fica sujo por muito tempo a sujeira pode favorecer e agravar a queda de cabelos.
Escova certa

Sabia que usar a escova errada pode danificar os fios, deixando aquele aspecto de cabelos quebrados? Os cabeleireiros indicam as escovas com pinos que apresentam bolinhas de massagem na ponta, que protegem o couro cabeludo e oferecem mais leveza na hora de desembaraçar.

Fios molhados, cabelos soltos

Prender os fios ainda molhados é levá-los a suicídio. Manter o couro cabeludo molhado por muito tempo faz juntar fungos e criar caspa, além de enfraquecer a raiz e provocar a queda. Se você quer evitar que eles sequem e fiquem depois com aspecto armado, use um leave-in e evite exposição ao vento enquanto a cabeça seca.

Chapinha com cabelo molhado não!
A recomendação vale para a chapinha, que não deve ser usada nos cabelos molhados. O método vai deixar os fios são profundamente agredidos, além de queimados, o que facilita a quebra. E sabe qual o único jeito de consertar? Cortando. Portanto, antes de usar a prancha seque bem os cabelos. Nem úmidos eles podem estar, ok?!

Sem cigarro e menos álcool

Agora se você fuma, largue imediatamente o cigarro. É provado cientificamente que o fumo, por produzir radicais livres em nosso corpo, facilita a queda capilar. Os radicais livres promovem inflamação em alguns tecidos, incluindo a pele do couro cabeludo. Toda inflamação poderá promover aumento da queda de cabelos. Já se o seu problema é o excesso de álcool, melhor evitar. Além do igual problema dos radicais livres, no organismo, o álcool exige um esforço maior do nosso corpo para metabolizar o etanol, um dos fatores que podem levar à queda capilar.

Cuide da alimentação

A alimentação é essencial para fortalecer os fios e estimular o crescimento deles. Alguns nutrientes específicos como os minerais (zinco, selênio, cálcio, silício e ferro), além das vitaminas (E, C e do complexo B), proteínas e grão integrais. As propriedades desses nutrientes funcionam em cosméticos, mas seu maior benefício está quando estão presentes nos alimentos consumidos.

Seja menos ansiosa

Fique longe da ansiedade: cabelos não se recuperam da noite para o dia. Ficar olhando no espelho desesperadamente à procura de fios novos não ajuda em nada. Para piorar, a ansiedade agirá como o estresse, aumentando a queda capilar.

Menos estresse, mais atividade física

As estressadinhas, se continuarem com esse comportamento, continuarão reclamando da queda de cabelo. Isso porque estudos mostram que uma boa parte das pessoas que reclama de queda capilar apresenta ou apresentou algum tipo de estresse que pode ter sido causador da queda capilar. Além de estar comprovado que a prática de atividades físicas libera endorfinas que diminuem o estresse e, consequentemente, a queda de cabelos. Ou seja, muita calma e mais exercícios!


Fonte: Vila Mulher

Textura de couro e pele de réptil estão entre as novidades de unhas decoradas




Esqueça o acabamento com pelúcia, caviar ou adesivos. A moda agora entre as unhas decoradas é a textura que imita o couro, com aspecto mais grosso e quase opaco, como o material. A novidade criada pela inglesa Nails Inc. será lançada ainda em dezembro na coleção "Bling It On Leather & Skulls". O preço não foi divulgado, mas já é possível adiantar as cores que estarão nas prateleiras: preto e nude.


A adaptação da textura de couro criada pela manicure Jack Cardoso

Como o site de vendas da marca não entrega por aqui, a manicure Jack Cardoso, do salão Cosmpolish Nail Bar, em São Paulo, desenvolveu uma técnica para que as esmaltemaníacas brasileiras possam experimentar a brincadeira.

"Primeiro, uso um esmalte com fundo de cor neutra e glitter grosso para dar a textura. Espero secar e passo outra camada. Depois de aproximadamente quinze minutos, aplico uma camada fina de um esmalte cremoso com o tom de ‘couro' desejado. Por cima, vem uma base de efeito fosco que deve secar por uns cinco minutos. Então, pressiono o dedo indicador sobre as unhas e está pronto", descreve a expert.

O serviço custa R$ 32 e é uma boa opção para quem pensa em aderir à tendência da temporada.



Réptil print

Um lançamento da americana Essie também promete dar o que falar. Trata-se de uma linha com seis cores de esmaltes, entre dourado, bege, vinho, verde, marrom e azul, que deixam as unhas com acabamento de pele de réptil, como cobra e crocodilo.

O efeito é possível devido à reação magnética entre o produto e um imã na tampa dos vidrinhos. Lá fora custa US$ 11,25 cada. A marca deve chegar ao Brasil no primeiro semestre de 2013, porém, não há previsão de quando essa coleção será vendida por aqui.


A marca americana Essie apostou nos efeitos de animal print com tema réptil


Fonte: Mulher Uol

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Bebidas da beleza são práticas e prometem pele e cabelos bonitos




Chás, sucos e drinques potencializam hábitos saudáveis e auxiliam a beleza
Maquiagem, cremes e tratamentos estéticos fazem parte de uma rotina para manter um visual impecável. Contudo, a beleza também vem de dentro e uma boa alimentação é fundamental. Porém, aliméticos e nutricosméticos aparecem para dar aquele empurrãozinho extra e a novidade do setor são bebidas que ajudam na busca por uma pele mais lisa, atuam na prevenção de rugas e prometem fortalecimento de unhas e cabelo. Alguns chás, sucos e drinques ainda contribuem para a melhora da silhueta, eliminando toxinas e acelerando o metabolismo.

De acordo com a dermatologista Thais Pepe, de São Paulo, esse tipo de produto está em alta por trazer benefícios a quem tem dificuldade de manter uma alimentação saudável e pela praticidade de ingestão. O fácil acesso também ajuda no consumo dessas bebidas, pois não há necessidade de prescrição médica, segundo a nutricionista Paula Castilho, de São Paulo. Para ela, as bebidas detox ou que pregam a absorção de vitaminas pelo organismo devem ser consumidas de acordo com uma dieta indicada por um profissional. "Uma bebida detox fará parte de um cardápio para quem está acima do peso e vai passar por um processo de desintoxicação. Não adianta uma pessoa magra consumir esse tipo de produto pensando que vai perder alguns quilinhos", explica.

O nutrólogo e dermatologista Valcinir Bedin, de São Paulo, chama atenção para uma combinação, na qual uma boa noite de sono, dieta equilibrada e exercícios físicos devem ser seguidos para potencializar o uso das bebidas da beleza: "O efeito desejado não será alcançado sem uma atitude saudável", explica. Também é preciso atenção em relação à quantidade ingerida. "Beber mais de um litro por dia desses produtos pode prejudicar a saúde, causando gastrite e má digestão", afirma o médico. Por isso, é importante seguir a recomendação de uso de cada produto e, em caso de dúvidas, procurar um profissional.

A seguir, veja o guia de compras e benefícios de cada produto disponível no mercado brasileiro.
















Fonte: Mulher uol

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Cortes e truques podem disfarçar a perda de cabelo nos homens



O cabelo mais comprido e modelado no topo da cabeça e o corte em camada nas laterais disfarçam bem a escassez lateral do ator norte-americano Robert Downey Jr.
Nem o Homem de Ferro Robert Downey Júnior escapou da rarefação dos fios nas laterais da cabeça. Sorte que o ator teve a sacada característica de um super-herói e, em vez de esconder, disfarçou o problema, deixando o cabelo mais longo na parte da frente. A estratégia é perfeita para quem tem cabelo liso, que cai naturalmente, cobrindo as falhas.  A estratégia também pode ser usada por quem tem entradas. Daí a explicação de evitar o corte curto, como o do ator Paulinho Vilhena, que evidenciou as entradas e o envelheceu.


Outro bom truque é aplicar um produto que encapa o fio, para que ele pareça mais grosso, ocupe espaço e deixe menos couro cabeludo à mostra. "Na prática, você pode usar gel líquido de fixação suave no cabelo úmido ou pomada seca se ele já estiver seco. Seja qual for a escolha, coloque uma pequena quantidade do cosmético na palma de uma mão, esfregue-a na outra e espalhe do meio para a ponta do cabelo. Ajeite com os dedos ou o pente de dentes largos sem esticar demais para não perder o volume, que também ajuda a camuflar as entradas", explica o cabeleireiro Julio Crepaldi, do salão Galeria, em São Paulo.

Cacheados e ondulados

Em ambos os casos, o comprimento deve ficar entre dois e três centímetros, no máximo, para manter o formato do cabelo e dar um pouco de volume na parte da frente, onde os fios estão mais finos. "Isso garante que o cabelo ocupe uma região maior da cabeça e ajude a cobrir os vãos deixados pelas entradas. Depois, basta aparar os lados e atrás para que o visual fique equilibrado e não como o do príncipe William", diz o cabeleireiro David Mello, o salão Ophicina do Cabelo, no Rio de Janeiro. A finalização pode ser feita com mousse suave, gel líquido ou leave-in, aplicados em pequena quantidade, sem tocar o couro cabeludo e amassando as pontas com as mãos em direção à raiz ou puxando-as para cima e para os lados, como faz o ator Jude Law. Deixe secar ao natural e, se quiser, dê uma soltada de leve passando os dedos entre os fios, para não bagunçar nem armar demais.

O plano muda para o crespo, que geralmente não pode ficar longo devido ao volume excessivo. "Ele pode ficar um tiquinho mais comprido do que o habitual e ser puxado de leve para frente com o auxílio de um leave-in. Tudo para diminuir o espaço vago sem ficar parecendo o personagem Lino, do desenho Charlie Brown", alerta David Mello.

Solução radical

Getty Images
Jude Law tem os cabelos ondulados e os modela puxando para cima e para os lados

Acha que raspar a cabeça pode ser melhor opção? Tudo bem, desde que faça o teste nas férias, quando você não precisa se preocupar tanto com a aparência nem com a tiração de sarro dos colegas do trabalho. Quer experimentar uma peruca? Ok, desde que ela seja confeccionada com cabelo natural e sob medida para o tamanho e formato da sua cabeça.

Seja qual for a sua decisão em corte e penteado, estas três regras valem ouro: jamais use pente de dentes finos, que deixa os fios unidos e ainda mais vãos na cabeça; limite-se a repartir o cabelo de lado seguindo uma linha imaginária que sai do ponto mais alto da sua sobrancelha; e não deixe o penteado muito certinho. "Depois de pentear passe a mão no cabelo delicadamente, só para dar uma leve desorganizada e deixar os fios mais separados. Isso faz mágica no visual de quem tem entradas", afirma o cabeleireiro David Mello.

Entrada nem sempre é prenúncio de calvície

"A careca vai depender da genética e do estilo de vida da pessoa, como o nível de estresse e o uso de alguns medicamentos. Daí a importância de consultar um especialista para verificar se há indicação de fazer um tratamento antiqueda", avisa a dermatologista Sara Bragança, do Rio de Janeiro. Se seu cabelo mudou e você está em dúvida se tem mesmo entradas, ela esclarece: "A característica principal do problema é quando a linha que separa a testa do cabelo começa a ficar rarefeita na lateral da cabeça e bem diferente do contorno que se tinha na adolescência".


Fonte: Mulher Uol

"Detox capilar" limpa profundamente e estimula crescimento dos fios





Cabelos com movimento e uma inacreditável sensação de limpeza. Essa é a sensação prometida depois de se fazer um detox capilar. Apesar de ser uma novidade, o tratamento – que recebeu esse nome por promover uma "desintoxicação" dos fios - está ganhando cada vez mais adeptas nos salões de beleza. A razão para tanto sucesso são os benefícios que o procedimento – que geralmente inclui peeling capilar, xampu esfoliante ou xampu de limpeza profunda, tônico capilar, máscara e leave-in - oferece. A inovação vem de encontro à necessidade de remover resíduos de poluição, cloro, sal e também cosméticos e químicas, usados regularmente, que se acumulam no cabelo e que não saem com as lavagens habituais: uma sobrecarga de impurezas que compromete o balanço e a aparência dos cabelos. Ficou interessada? Então, veja a seguir as vantagens do tratamento.
TRATAMENTOS EM SALÃO

UOL Beleza selecionou alguns tratamentos de detox capilar em três capitais: Rio de Janeiro, Belo Horizonte e São Paulo
Ice Scalp, detox da K.PRO - Clip Imagem (BH)
Começa com um peeling para remover os resíduos acumulados no couro cabeludo. Depois é usado um xampu de limpeza seguido de um tônico que ajuda no processo de retirada da sujeira química. A terceira etapa é uma máscara que pode ser apenas calmante ou com nutrientes, dependendo da necessidade do fio, e, por fim, um leave-in nutritivo fluido ou líquido, para não pesar. Quanto? A partir de R$ 150
Detox Orgânico - Laces and Hair (SP)
Reconstrói a fibra capilar com aminoácidos, vitaminas e sais minerais. Todos os produtos da linha são naturais. Primeiro, é feita a lavagem com xampu, depois a aplicação de uma máscara de tratamento, seguida de outra máscara, dessa vez reconstrutora e, no final, aplica-se condicionador e enxagua-se com água mineral. Quanto? R$ 200
Detox de uva, melaleuca, soja e trigo - Crystal Hair (RJ)
Promete recuperar o cabelo depois de cinco sessões. Primeiro, faz-se um peeling no couro cabeludo com semente de uva e óleo de melaleuca para desintoxicar o bulbo capilar e estimular a criculação sanguínea. Em seguida, aplica-se uma máscara de soja e trigo para acalmar o couro e reestabelecer o pH dos fios. Quanto? R$ 200
1. Reduz a oleosidade
Para a cosmetóloga Cris Dios, do salão Laces and Hair, de São Paulo, o detox, ao liberar os cabelos dos cosméticos ou excesso de poluição que ficam retidos e se acumulam no couro cabeludo, estimula o bom funcionamento das glândulas sebáceas e resolve problemas como oleosidade, caspas e dermatite.  "As cutículas ficam flexíveis e voltam a abrir e fechar, facilitando a lavagem e dificultando a retenção das impurezas, causadoras da oleosidade", justifica Luciana Nilo, do salão Clip Imagem em Belo Horizonte.

2. Limpeza profunda
Muitos são os produtos que ajudam a deixar os cabelos mais lisos, sem frizz ou com cachos controlados. São agentes de tratamento, leave-in, protetores solar, sprays, mousses de fixação e outros finalizadores usados diariamente. No entanto, boa parte desses cosméticos fica presa ao fio e ao couro cabeludo. Resultado: a saúde do cabelo acaba prejudicada.  Para restaurá-la, os profissionais são unânimes em recomendar  a detox. "É o que existe de mais profundo e eficiente em matéria de limpeza", garante Luciana. "Eficaz, o processo retira quaisquer resíduos de produtos usados anteriormente", completa Cris Dios.

3. Estimula o crescimento
A lógica é simples: "Excesso de resíduos não deixa o bulbo respirar e como consequência crescer. Uma boa limpeza permite que ele cresça mais resistente", esclarece Luciana Nilo. E não é só isso. "O processo ativa a circulação sanguínea, o que garante a saúde do cabelo como um todo", resume Lela Athanasio, terapeuta capilar do salão Crystal Hair, do Rio de Janeiro.

4. Ameniza os efeitos da progressiva
Luciana Nilo explica que quando se fala na progressiva tradicional, ou seja, aquela com formol, há um enrijecimento das cutículas causado pelo processo de alisamento. Como a detox age dando mais flexibilidade ao fio, na medida em que abre sua cutícula, ela acaba reduzindo o efeito da progressiva, pois tira parte da química ali depositada (ainda que seja minimamente). A especialista do Crystal Hair, Lela Athanasio, dá uma dica: "para quem está feliz com a sua progressiva, e não é o caso de suavizar o efeito, o melhor é fazer a detox apenas no couro para que os novos fios venham mais fortes e saudáveis", sugere.

5. Ação antioxidante
A desintoxicação capilar ajuda no combate aos radicais livres e restaura a saúde dos fios e do couro cabeludo, como explica Cris Dios. De volta ao seu estado natural, glândulas sebáceas e circulação sanguínea funcionam melhor. Para completar esse benefício, de pureza do fio, Luciana Nilo ressalta que a detox deve estar sempre associado a um tratamento rico em proteínas, vitaminas, aminoácios e sais minerais: "Além de remover as impurezas, a limpeza profunda retira nutrientes também, por isso é importante repor os agentes nutritivos perdidos", justifica.


Fonte: Mulher Uol

No salão: Entenda as diferenças entre os tratamentos para fios danificados




Muitas vezes, o olhar especializado de um profissional é preciso para escolher um tratamento ideal para os cabelos danificados
Trocar o xampu de vez em quando, fazer uma hidratação caseira, aplicar uma máscara reconstrutora poderosa e até mesmo fazer um corte para fortalecer. Até certo ponto, de fato, essas alternativas funcionam, mas tem hora que é preciso parar tudo e cuidar dos cabelos no salão, para ter um diagnóstico especializado sobre a necessidade dos fios naquele momento, contar com ativos de alta tecnologia e, mais que qualquer outra coisa, com as mãos e o olhar de um profissional.

Para ajudá-la na escolha do melhor tratamento para ressuscitar cabelos danificados, UOL Beleza conversou com cabeleireiros de quatro capitais – São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte – para esclarecer a diferença entre três técnicas muito procuradas nos salões e bastante eficazes: hidratação "power", nanoqueratinização e cauterização. A seguir, conheça os detalhes sobre cada uma das três técnicas e descubra qual delas é a mais indicada para o seu caso.

HIDRATAÇÃO "POWER"
O que é: É uma técnica mais profunda de hidratação que permite que os fios recuperem a água e também reponham nutrientes para restaurar a emoliência e voltarem a ser saudáveis. Os ativos utilizados em cada caso variam de acordo com o salão e o profissional, mas de um modo geral os óleos (argan, jojoba, macadâmia, de semente de uva, semente de romã, de coco etc) estão na maioria das fórmulas, assim como vitaminas e aminoácidos. "Esse método foi muito beneficiado com a redescoberta das propriedades dos óleos vegetais, essenciais na restauração dos cabelos. Eu particularmene utilizo o argan, para sedosidade e brilho; e o de jojoba, para reconstrução da fibra capilar", diz o hairstylist Wilson Eliodorio, do Wilson Eliodorio Studio, em São Paulo.
Como funciona: Os óleos possuem nutrientes muito concentrados, que suavizam as cutículas dos fios e penetram mais facilmente na fibra, possibilitando uma melhor absorção dos aminoácidos, vitaminas e proteínas, que quando aplicados puros, também permeiam a superfície do fio tratando-o de dentro para fora.
Indicação: Cabelos ressecados e muito quebradiços, seja por consequência de químicas ou excesso de exposição ao sol, sal e cloro; e também uso excessivo de secador e chapinha. "Se perceber que o cabelo está com aspecto seco e embaraçando demais, com facilidade, é sinal de que precisa ser hidratado", ensina Silvana Lima, do Studio W Iguatemi, também de São Paulo.
Frequência: Quem vai avaliar é o cabeleireiro. Dependedo do estado do fio pode ser feita semanal, quinzenal ou mensalmente.


ESTÁ NA HORA DE MUDAR O VISUAL?

Thinkstock
NANOQUERATINIZAÇÃO
O que é: O tratamento consiste na aplicação de queratina, por meio da nanotecnologia, para aumentar a eficácia. Isto é, as moléculas dessa proteína são reduzidas ao menor tamanho possível e, dessa forma, penetram mais fácil e profundamente no fio. "O objetivo desse tratamento é repor a queratina – matéria perdida quando o cabelo é submetido a processos químicos – dos fios danificados, que ficam porosos e sujeitos à quebra; e, assim, restaurar sua estrutura", explica Tania de Souza, profissional do Ricardo Maia Hair & Make Up, Brasília, DF. A queratina aumenta a resistência do fio, o que na prática significa um cabelo fortalecido. Quando há perda dessa proteína, o fio fica fraco, sem resistência. "Se não houver a reposição de queratina, a cutícula se abre e o fio torna-se muito fino nas pontas e pode até se romper só de tocar no ombro", alerta Silvana Lima, do Studio W.
Como funciona: A aplicação da queratina é feita por meio de pulverização, para assim formar uma névoa com micropartículas da substância e facilitar uma aplicação uniforme. "Esse método garante que a queratina seja bem distribuída, atingindo toda a superfície dos cabelos", explica Tânia de Souza.
Indicação: Cabelos submetidos a químicas fortes, como alisamento, descoloração e permanentes. Todos esses são processos agem profundamente no fio e quebram as ligações de enxofre que compõem a queratina. Por essa razão, a nanoqueratinização não pode ser aplicada em cabelos que não tenham sido submetidos a processo químicos, sob o risco de ficarem duros demais, por excesso de queratina. "O fio de cabelo deve ter maleabilidade, ou seja, depois de esticado, o certo é que volte para o lugar, se isso não acontecer e o fio se romper é sinal de porosidade, ele está fraco e precisa ser reestruturado", diz Bruno Amorim, do Célio Faria Instituto de Beleza, de Belo Horizonte.
Frequência: Vai depender das condições do fio, mas em princípio, quando a necessidade do tratamento é urgente, as sessões devem ser feitas uma vez por semana. Depois, com o tempo, à medida que o cabelo se restaura, pode ser feito, em média, a cada 40 dias, mas tudo vai depender da indicação do profissional, que inclusive pode dar "alta" dos procedimentos, depois de um período.



CAUTERIZAÇÃO
O que é: Considerado pelos especialistas como um dos tratamentos mais eficazes para ressuscitar fios destruídos. A cabeleireira Lela Athanásio, do Crystal Hair, do Rio de Janeiro, explica o porquê: "Ao selar por completo a cutícula, a cauterização garante que todos os nutrientes aplicados no fio permaneçam ali depositados por mais tempo, assim suaviza pontas duplas, elimina o frizz e devolve a elasticidado do fio", diz a especialista. Assim, além de saudáveis e resistentes, os cabelos recuperam o balanço natural e os fios ficam mais disciplinados. Os ativos usados são definidos pelos cabeleireiros e isso depende da necessidade de cada caso. Tânia de Souza, do Ricardo Maia Hair & Make up, de Brasília, por exemplo, faz uma cauterização à base de vitamina C, que tem ação antiquebra, e acrescenta também um pouco de queratina, para resistência; e ceramidas, que nutrem e dão brilho aos fios. Já Lela Athanásio, do Rio de Janeiro, prefere fazer com aminoácidos, que ajudam no crescimento e têm ação antioxidante; queratina e outras proteínas, como o colágeno, que também fortalecem o fio.
Como funciona: A cauterização em si – processo de selagem depois que os fios recebem os nutrientes – originalmente era feita com ação de calor, por meio da chapinha, mecha a mecha, inclusive alguns salões ainda fazem dessa forma. A novidade, no entanto, é a cauterização a frio. "É uma evolução da cosmética. O novo método economiza o tempo do profissional, da cliente e age com a mesma eficiência", garante Bruno Amorim, do Célio Faria Instituto de Beleza. Essa cauterização a frio é semelhante a um leave-in turbinado que, tem a mesma capacidade da chapa de blindar o fio, só que sem calor, seu efeito é químico.
Indicação: O procedimento é ideal para fios quebradiços, porosos, sem brilho e com ponta dupla, especialmente para os submetidos a descoloração e mechas.
Frequência: O ideal é que o tratamento seja refeito em intervalos de 15 dias. Mas o cabeleireiro pode intensificar o tratamento, por exemplo, para uma vez por semana, caso ache necessário; ou estender o intervalo, além de 15 dias, entre uma aplicação e outra.

Fonte: Mulher  Uol

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Cabelo pode deixar sua aparência dez anos mais jovem - ou mais velha




A atriz Jennifer Lawrence, de 22 anos, em dois momentos que parecem separados por décadas
Cabelo é algo tão poderoso na nossa imagem que suas características e as escolhas que fazemos a seu respeito têm o poder de deixar nossa aparência bem mais velha ou jovem do que realmente somos. O impacto na imagem é tanto que um bom corte ou penteado podem ter o efeito de uma plástica.

Os especialistas são unânimes em concordar sobre o poder do cabelo na imagem de alguém, mas são também unânimes em afirmar que é preciso ter cautela ao apontar aquilo que  rejuvenesce ou envelhece num corte ou penteado. Isso porque muitos fatores entram em jogo na composição de uma imagem: o formato do rosto, a cor dos fios, a maquiagem, o estilo pessoal. Mas há um consenso: aquilo que dá dinamismo e movimento ao visual faz parecer mais jovem, e o que pesa ou "fecha" envelhece. De maneira geral, pode-se dizer que repartido no centro, rabos baixos e cortes retos têm o poder de adicionar anos ao RG. "Por outro lado, o penteado estilo Brigitte Bardot (com um leve topete no topo da cabeça), repartidos laterais e cabelo em camadas e desfiado passam um ar mais jovem", diz o cabeleireiro Isac Muniz, do C. Kamura, em São Paulo (SP).

Dica final: antes de achar que só o que rejuvenesce vale a pena, lembre-se que em determinadas ocasiões, como em entrevistas de emprego formais, um visual mais sério é desejável. E penteados ou cortes muito juvenis em mulheres mais maduras só reforçam a idade. Confira a galeria e comente: você concorda com a opinião dos especialistas?


Fonte: Mulher Uol

Saiba como controlar e tirar proveito do volume excessivo dos cabelos





Dona de cabelos naturalmente cacheados e volumosos, a atriz Paloma Bernardi controla os fios e tira proveito do volume
Cachos desalinhados, lisos superarmados e ondulados que mais parecem um abajur. Quem tem, sabe: certos cabelos precisam de controle. Por sorte, a solução é simples. Basta um pouquinho de tempo e cuidado, além, é claro, do produto certo para cada variante do "efeito juba". E sempre é bom aprender segredinhos que só os cabeleireiros sabem. Portanto, para ajudá-la a alinhar os fios, seja para domar o volume ou valorizá-lo, o UOL Beleza convidou um time de especialistas – Nice Cavalcante, do salão Maria Beleza (SP), Sandro Cassolari, do Cassolari's (SP), Julio Crepaldi, do Galeria (SP) e Tiago Parente, do Crystal Hair (RJ) – que, a seguir, entregam todas as dicas, que vão desde a maneira certa de pentear até o corte ideal.

Como lavar

O mais importante é utilizar produtos adequados, como xampu e condicionador para cabelos volumosos, indisciplinados ou cabelos cacheados. Eles contêm ativos específicos para condicionar os fios, além de lavar e hidratar na medida certa para controlar o volume, direta ou indiretamente. Na hora de lavar, o certo é não esfregar (friccionar com força e rapidez, em movimentos curtos) o couro cabeludo, mas sim massageá-lo, aplicando delicadamente a ponta dos dedos em zigue-zague. Os fios mais emaranhados podem ser desembaraçados na hora de aplicar o condicionador com o auxílio de um pente de dentes largos, o cabo de um pente ou até mesmo os dedos.

Como secar

Isso vai depender da forma e estrutura do cabelo.  Os lisos e levemente ondulados podem ser secos com o jato do secador na direção do crescimento natural dos fios, de cima para baixo, com a velocidade do vento fraco e a temperatura quente para não arrepiar os fios e manter a raiz baixa, sem volume. Os enrolados, crespos e cacheados é melhor que sejam secos com um bico difusor, que pode ser usado de baixo para cima, para simplesmente modelar os cachos; ou de cima para baixo, assim, além de manter os cachos, ajuda a eliminar o frizz e diminuir o volume.

Como escovar

A primeira dúvida que surge é: o certo é escovar os fios secos ou molhados? Cabelos muito volumosos, principalmente os cacheados, não devem ser escovados ou penteados secos – ao fazer isso, os fios se separaram e os cachos desmancham, ou melhor, cachos grandes se transformam em diversos cachos menores, o que acentua bastante o volume. No caso dos lisos e ondulados armados, a mesma lógica se aplica: os fios (que estavam alinhados) e as mechas, que se formam com o movimento natural dos cabelos, se separam produzindo muito volume, principalmente quando se usa uma escova e não um pente. Além disso, escovar os cabelos volumosos secos deixa os fios eletrizados, ou seja, arrepiados e indisciplinados. Usar uma escova de cerdas flexíveis ou um pente de dentes largos para desembaraçar os cabelos, enquanto estiverem úmidos, evita a quebra dos fios e deixa o efeito armado sob controle.


Fonte: Mulher Uol


Fonte: Mulher Uol

terça-feira, 3 de setembro de 2013

Dermatologista cria rotina de cuidados com a pele masculina

Apesar da falta de paciência e de tempo para tratar a cútis, homens das mais variadas idades também precisam adotar uma série de cuidados especiais para driblar alguns probleminhas cutâneos. Para combatê-los, ao contrário do que se imagina, não são necessárias muitas horas do relógio: basta entender as características da pele.

A derme masculina tende a ser mais oleosa e espessa do que a das mulheres, além de produzir mais suor, devido à ação dos hormônios. “Dessa maneira, a dica é sempre optar por cosméticos recomendados que atendam a essas necessidades específicas”, explica Angélica Pimenta, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).




Por isso, confira, a seguir, uma rotina de cuidados com a pele rápida, simples e eficaz, dedicada especialmente para facilitar o dia a dia do público masculino. 



Limpeza do rosto
Ação fundamental para os homens que desejam conquistar uma pele livre de impurezas e do excesso de oleosidade, lavar o rosto pelo menos duas vezes ao dia com água fria deve ser o primeiro cuidado a ser adotado em prol de uma aparência mais bonita. Por isso, vale a pena ficar atento também ao tipo de sabonete usado, pois, em geral, as cútis masculinas pedem versões neutras. 



Hidratação da pele
Devido à forte tendência à oleosidade, a pele dos homens deve ser tratada com um hidratante matificante, responsável por controlar a produção das glândulas sebáceas. Para obter o efeito esperado, o produto - geralmente encontrado na versão sem cheiro - deve ser aplicado duas vezes ao dia.




Banhos mornos
Na hora do banho, a ala masculina deve sempre optar pela água morna, pois a alta temperatura do chuveiro remove o manto hidrolipídico (camada natural de proteção da pele feita de água e gordura), favorecendo o ressecamento. Além disso, pode-se apostar em sabonetes ou géis de limpeza com pH neutro, que retiram as impurezas da cútis sem deixá-la seca. 





Barba
O trato com a barba deve ser realizado, preferencialmente, após o banho. Afinal, é neste momento que a pele fica completamente limpa e com menos riscos de desenvolver irritações. No entanto, outros cuidados são fundamentais para garantir que o processo seja eficaz.

Por isso, na hora de tirar os pelos da face, recomenda-se a aplicação de um creme de barbear, seguido por um bálsamo pós-barba com ação antisséptica, cicatrizante e calmante - ideal para o homem que tem pré-disposição à foliculite -, assim como loções anti-inflamatórias. 




Proteção contra os raios solares
Potente aliado da cútis, o protetor solar também não deve ser dispensado pelos homens. Para garantir uma proteção adequada, a aplicação do produto deve acontecer pelo menos três vezes ao dia, em locais onde a luz solar pode entrar em contato com a pele. Além disso, o filtro deve ser sempre o último creme a ser passado no rosto.

Fonte: Beleza Terra

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

'Novo alisamento', que não deixa os fios chapados, é tendência em cabelos

Em meio a diversas novidades, o grande destaque da Hair Brasil, feira internacional de beleza que termina nesta terça-feira (5), em São Paulo, são os produtos para alisar os cabelos. Firmando-se cada vez mais como tratamento preferido das brasileiras, os fios esticados ganham produtos pós-alisamento, novas técnicas e até mesmo cremes para manter os fios dominados em casa. 

A reportagem do R7 deu um giro pelo evento em busca de inovações. Os alisamentos ganharam disparado a atenção de quem passava por lá. Cada vez mais sofisticadas, as técnicas buscam agora sobretudo efeito natural. Segundo a reportagem apurou, existe um movimento "anti-fios-chapados". Aquele cabelo lambido já era. 

Uma dos destaques foi sistema de alisamento Überliss, da empresa Avlon, que não tem contra-indicação como acontece com outros tipos de alisamento. Sua fórmula não contém formol e foi desenvolvido com base na resistência dos fios. 

Em demostração feita ao vivo, foi possível assistir ao processo de alisamento que transformou o cabelo da modelo. O resultado foram fios lisos, porém com volume e movimento. Marcelo Rogério, consultor técnico da Avlon, explica a tendência. 

- A grande maioria dos produtos tem formol e, como sabemos, é um produto prejudicial à saúde. Nós descobrimos um ativo à base de carbocisteína. Fizemos a formulação, que dá o mesmo resultado do formol, mas sem prejudicar a saúde. 

Movimentos controlados 

O movimento quanto mais natural melhor refletido nos cabelos de celebridades como Gisele Bündchen e Grazi Massafera, por exemplo, influenciaram a maioria das clientes, que buscam fios lisos, porém com volume e ondulação. Isso levou a inovações e melhorias na formulação dos produtos. O resultado? Adeus cabelos “escorridos”. 


O R7 conversou com a cabeleireira Maria Luiza Silva e ela foi enfática ao afirmar que este tipo de tratamento - que promeve um aspecto mais natural e menos agressivo - são os seus preferidos:

- Estou aqui para ver as novidades, o que me atrai são os tratamentos para fios lisos. Como profissional da área, adoro tudo, mas essas técnicas novas chamam atenção e fazem crer que será um pouco mais fácil ter o cabelo da Gisele Bündchen.

O movimento por cabelos à la Gisele, espalhou-se entre as empresas de cosméticos. Segundo a Cadiveu, a linha Bossa Nova, apresentada na feira, oferece cabelos lisos na raiz e com leve ondulação no comprimento e nas pontas, no melhor estilo da top brasileira. 

O produto apresenta a tecnologia Aminopalm, feita com um ativo à base de óleos de palmeira da Amazônia. Leva 11 tipos de aminoácidos e nada de amônia em sua fórmula. 

Os cabelos volumosos, porém lisos, da atriz Grazi Massafera servem de inspiração para clientes (Fotos: AgNews)

Teste da mecha 

As novas opções mostram como os tipos de alisamentos sofreram alterações ao longo dos anos. Porém, uma coisa não mudou: a necessidade de cuidados especiais e a manutenção dos fios com processos químicos. 

Quem explica como fazer um tratamento seguro é Mada Silva, técnica máster de relaxamento e gestora da Itallian Hairtech.

- Procuramos fazer um trabalho de conscientização com as clientes. Não adianta só transformar e não tratar. Hoje não é só quem tem cabelo afro que procura os salões para alisar os fios, todas procuram. Na hora de alisar, o primeiro passo é procurar um profissional que seja um especialista e fazer o teste de mecha, que determina se o fio poderá ou não ser alisado e qual é o produto indicado.  

Produtos pós-alisamento, como xampus, condicionadores, leave-in, são outra tendência. Por lá, a Italian Hairtech, por exemplo, apresentou a nova versão da linha Innovator Relaxer System, desenvolvida especialmente para cabelos submetidos a alisamento. De acordo com a empresa, os produtos à base de Guanidina, Sodium e Tioglicolato hidratam e dão maciez aos fios alisados.  

Vale a pena? 

Se ao ler as principais novidades, você já ficou com vontade de alisar os fios, saiba que o processo não está restrito apenas aos produtos químicos. Uma série de questões práticas do seu dia a dia podem influenciar na hora da decisão. 

Segundo Rafael De La Lastra, um dos sócios do Salão De La Lastra, de São Paulo, as pessoas buscam o que não tem. E com a proliferação dos produtos e salões que alisam os fios, fica a sensação de quem é algo trivial. Mas não é bem assim. Ele explica:

- O cabeleireiro não deve criar uma expectativa. A cliente traz a foto de uma celebridade, mas o cabelo dela não chega nem perto do da foto. Por isso, é preciso explicar as vantagens e as desvantagens do alisamento. Explicar que a raiz vai crescer crespa, porque muitas pensam que o alisamento é para sempre. Falar também que a raiz vai ficar volumosa, enquanto o restante dos fios ficará liso, e que não é possível retirar o alisamento. Quem quer ficar com o cabelo liso de vez em quando, melhor apostar na escova.





1 - Condicionador e xampu para tirar o aspecto frizz dos fios (preço sob consulta, da Itallian Haitech); 2 - Modelador para auxiliar no efeito do alisamento (R$ 76,50, da Revlon);  3 - Xampu de limpeza nutritiva, gloss redutor de volume e máscara condicionante para promover efeito liso (R$ 380, da Versale) 



Moda unha: conheça as marcas que ditam tendências



Se quando ouve falar em moda para unhas tudo o que lhe vem à cabeça é a próxima cor de esmalte da Chanel, está na hora de se atualizar. Se, por um lado, as cores que a grife lança acabam virando febre, há também uma espécie de mercado paralelo às marcas mais comerciais, formado por empresas especializadas em unhas e que inovam a cada estação. E não estamos falando apenas em cores da moda – para elas, inovação significa novas texturas, desenhos ultra elaborados, acabamentos que ultrapassam o limite da imaginação. O esmalte vira brinquedo de gente grande, e fazer as unhas torna-se uma enorme aventura. Confira as empresas mais significativas desse segmento.

Ciaté
A marca inglesa é a responsável pela criação de um dos maiores sucessos (e inovações) de todos os tempos em matéria de manicure: as unhas caviar. Depois de esmaltadas, as unhas são recobertas com pequenas esferas, o que dá o aspecto das famosas ovas de peixe. A última aposta da marca é a textura que lembra veludo, conseguidas com a aplicação de um pó fino feito a partir do tecido.

Nails Inc
Criada por uma editora de moda inglesa em 1999, a Nails Inc não se resume a esmaltes descolados: é também uma rede de nail bars que oferecem um famoso serviço de manicure que leva apenas 15 minutos. No portifólio da marca, hoje, figuram esmaltes que craquelam, texturas que lembram concreto e couro, além de pingentes para serem colados nas unhas. O mais recente lançamento – que já é sucesso absoluto – é um incrível esmalte com textura de penas.

Essie
Uma das grifes mais queridas pelas apaixonadas por esmalte, foi criada em 1981, nos Estados Unidos e logo ganhou destaque por lançar cores diferentes e ousadas. É a escolha da rainha Elizabeth, que só usa o esmalte Ballet Slippers. Kate Middleton usou uma de suas cores no casamento com o príncipe William. A marca possui um catálogo com mais de 300 cores, além de coleções especiais. Uma das mais recentes é a Repstyle Collection. Os esmaltes são magnéticos, isto é, possuem minúsculas partículas de ferro que, ao serem aproximadas a um ímã, formam desenhos que lembram a pele de um réptil. Em 2010, a marca foi adquirida pela L"Oréal e chegará ao Brasil no segundo semestre de 2013.

Minx Nails

Se hoje adesivos para unhas não causam mais espanto, é graças à Minx, criada em 2006 nos Estados Unidos. Pioneira no formato, logo caiu nas graças das celebridades – Lady Gaga foi uma das primeiras a usar, antes mesmo de ganhar fama mundial, e Beyoncé ajudou a tornar a empresa famosa ao desfilar no tapete vermelho com unhas cobertas por adesivos dourados. Os desenhos são aplicados por profissionais treinados, que usam uma fonte de calor – como um secador – para fixar o adesivo sobre a unha.

Deborah Lippmann
A americana começou como manicure requisitada para editoriais de revistas, desfiles e aparições públicas de celebridades. De tanto sucesso, resolveu lançar uma linha própria de produtos para unhas. Seus grandes trunfos são os esmaltes com glitter de vários tamanhos, cores e formatos, e também as parcerias de sucesso. O último lançamento da marca é uma bem-sucedida mistura de esmalte em cor pastel e glitter preto, em uma combinação batizado por ela de stacatto.

Kure Bazaar
A preferência por produtos mais naturais está chegando à indústria de esmaltes. Prova disso é a Kure Bazaar, marca de sucesso na França que usa 85% de ingredientes de origem natural, vem em cores lindas e modernas e ainda garante durabilidade e brilho intenso. Segundo a empresa, o esmalte preserva a vitalidade da unha e seu ciclo natural de regeneração.

Fonte: Mulher Uol

Livre de formol, tratamento promete alisar o cabelo sem prejudicar a saúde




Para quem ainda não tem uma técnica de alisamento para chamar de sua, seja porque morre de medo do formol ou não encontrou nenhuma que deixasse o efeito liso natural, a exoplastia pode ser uma esperança. O tratamento, que tem registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e está sendo usado desde o início do ano em alguns salões de beleza, inclusive os frequentados por celebridades, foi desenvolvido pelo cirurgião plástico Ricardo Kacowicz, de Barueri (SP), em parceria com o seu pai, José Kacowicz, que durante mais de 20 anos desenvolveu cosméticos para a pele. "Foi ele quem tem teve ideia de reduzir ao máximo o tamanho da molécula de colágeno e carregá-la com íons positivos antes de aplicar na fibra capilar", conta o médico.

Assim nasceu o exovitin, um ativo que promete penetrar nas escamas do fio e se ligar às proteínas naturais do cabelo modificando seu formato. "Antes dele testamos várias substâncias, mas os efeitos não eram satisfatórios. Já com o exovitin percebemos que o resultado é cumulativo, ou seja, a cada aplicação o cabelo fica mais liso", diz Ricardo Kacowicz.

Opinião de quem testou
Antes de anunciar a novidade para as clientes, a cabeleireira e cosmetóloga Cris Dios, do salão Laces and Hair, em São Paulo, conta que experimentou a exoplastia por seis meses em vários tipos de cabelo. "Realmente, o fio fica liso, macio e saudável. No entanto, como o poder de alisamento da técnica não é tão forte, quem é cacheada ou crespa não vai ter resultado na primeira aplicação, que pode ser repetida a cada dois ou quatro meses", diz a especialista. "Outra desvantagem é o pH ácido, que interfere na pigmentação do cabelo. Daí a recomendação de fazer primeiro o alisamento e, depois, a tintura", completa Cris.

O cabeleireiro Charles Veiyga, do salão C.Kamura, em São Paulo, é outro que aprovou a técnica. "Além do cabelo ficar liso e com movimento, a exoplastia não libera fumaça na hora da escovação e não tem cheiro desagradável", afirma. Essa mesma vantagem foi apontada pela produtora executiva Nathalia Gladek, 30 anos, de Barueri (SP), que fez a primeira exoplastia em junho. "Duas coisas chamaram minha atenção: primeiro, que meus olhos não arderam nem lacrimejarem durante o tratamento, e, segundo, que meu cabelo não só ficou liso como também mais hidratado e com muito menos frizz e pontas duplas", comemora Nathalia.

Para o investimento durar mais
Boa parte da aplicação da exoplastia é feita no lavatório: após a lavagem da cabeça, o alisante à base de colágeno é aplicado mecha a mecha, seguido de uma massagem. Após meia hora o cabelo é lavado e a cliente vai para a cadeira. Lá, a umidade é retirada com a ajuda do secador e só depois o cabeleireiro faz a escova e, por último, passa a chapinha 12 vezes em cada mecha.

Segundo o fabricante, a exoplastia é indicada para todos os tipos de cabelo, exceto os muito danificados. "Nesse caso é recomendável fazer uma reconstrução capilar antes para reestabelecer as ligações proteicas do fio", avisa o cirurgião plástico Ricardo Kacowicz. Quem tem sensibilidade no couro cabeludo também pode fazer, mas é esperado que sinta um ligeiro desconforto, igual ao provocado pela tintura.

As hidratações profundas também são bem-vindas, mesmo que o cabelo esteja com aspecto saudável. "O tratamento, se agendado a cada 15 ou 30 dias no salão, valoriza o alisamento", lembra Cris Dios, que recomenda ainda dar um tempo no xampu de limpeza profunda que, por ter pH alcalino, dilata a fibra capilar e reduz a durabilidade do alisamento. O preço da técnica varia de R$ 300 a R$ 900, dependendo do tamanho do cabelo e do salão. 


Fonte: Mulher Uol