sexta-feira, 28 de junho de 2013

Lance mão de sete inovações para cuidar dos cabelos sem precisar ir ao salão

Xampus, máscaras e produtos para selar pontas duplas deixam cabelos bonitos e saudáveis


Máscaras, creme, xampus, séruns: os pesquisadores da indústria cosmética não param de inventar produtos e mais produtos para deixar os seus cabelos com efeito de capa de revista de tão bem tratados. E o melhor: você nem precisa mais passar horas e horas no salão para conseguir todos esses benefícios, muitos desses novos aliados podem ser usados em casa mesmo. Mas nada de aposentar de vez os cuidados profissionais: eles continuam sendo essenciais à saúde dos fios, mas é a rotina em casa que garante a manutenção da vitalidade e beleza das madeixas e ainda serve como aliada na correria do dia a dia. Conversamos com quem mais entende do assunto e listamos oito inovações práticas e funcionais que te ajudam a cuidar muito bem dos cabelos sem precisar colocar o pé para fora de casa. Confira a seguir a salvação caseira dos fios.



Produtos que selam as pontas duplas

Quem não quer recorrer a medidas drásticas como as tesouras para eliminar as pontas duplas pode recorrer a produtos específicos para esse problema. Enquanto estão nos cabelos, eles agem selando as pontinhas espetadas, dando ao cabelo uma aparência mais saudável. Os produtos mais modernos à venda no mercado contêm polímeros na composição e carregam partículas positivas e negativas na sua formulação, formando um gel. As cargas positivas do gel se ligam às cargas negativas da ponta dupla do cabelo enquanto o cabelo seca e o resultado é uma melhora do aspecto das pontas duplas. "Vale lembrar que para conseguir o efeito desejado é necessário fazer a aplicação diária, pois o produto sai dos fios a cada lavagem o que implica na volta das pontas duplas", explica a cabeleira Marília Kikuchi, de São Paulo. 


Ampolas de hidratação rápida para os cabelos

Ninguém se arrisca a duvidar dos efeitos de uma boa hidratação de cabelo. Difícil mesmo é encaixar o tratamento na rotina, pelo menos uma vez por semana, como recomendam os cabeleireiros. Uma alternativa mais prática seriam as ampolas de hidratação rápida: em cerca de três minutos a fórmula já apresenta resultados. O tricologista Luciano Giovanni Barsanti, presidente da Sociedade Brasileira de Tricologia, explica que o fio de cabelo é composto por uma camada externa, chamada cutícula, uma porção intermediária chamada córtex e outra interna, a medula. "Os cremes das ampolas de tratamento penetram entre essas partes, regenerando a forma dos fios e melhorando a resistência deles", explica. 

O produto deve sempre ser passado no cabelo úmido, salvo orientações do fabricante. No dia em que for usar a ampola, dispense o condicionador, que vai fechar as cutículas e comprometer a ação da hidratação. O sentido de aplicação é da raiz às pontas, mantendo um centímetro da raiz do cabelo. Depois do tempo de aplicação recomendado na embalagem, é hora de retirar o produto do cabelo. 

Luciano Barsanti lembra que os fios crespos têm uma estrutura que, diferentemente dos cabelos lisos, dificulta a penetração da água e a hidratação e, por isso, quem tem esse tipo de cabelo deve fazer esse tipo de hidratação uma vez por semana para garantir fios hidratados. Já quem tem fios lisos pode usar ampolas de 15 em 15 dias. 




BB cream capilar

O BB cream mal chegou no mundo da maquiagem e já apareceu um produto similar para os cabelos. A ideia do BB cream capilar, também chamado de primer capilar, é parecido com o BB cream para a pele: agregar inúmeros benefícios num produto só. "Eles selam as cutículas - uniformizando a textura dos fios - nutrem, controlam o frizz, restauram a elasticidade, protegem e hidratam", explica Marília Kikuchi. 

Os princípios ativos variam de acordo com a marca. Óleo de palma, óleo de ojon e ômega-6 são alguns dos mais comuns. Eles costumam estra na formulações de leave-ins, mas há também máscaras de hidratação e linhas inteiras de produtos que prometem os benefícios. Luciano Bersanti explica que tantos efeitos se devem, principalmente, a ação dos óleos, que penetram entre as camadas dos fios e instalam-se nos locais mais danificados, dando ao fio um aspecto mais bonito.  




Coloração em espuma

Os pesquisadores fizeram um único produto com diferentes texturas: "A coloração em espuma é um líquido quando está na embalagem, mas sai em forma de espuma e se fixa nos cabelos - evitando que o produto escorra", explica a cabeleireira Marília Kikuchi. A principal vantagem desse produto é que a aplicação é fácil e pode ser feita em casa. Mas não se iluda: "não é porque o uso é fácil que essa tintura não pode manchar os cabelos", explica Marília. A atenção ao tempo e ao modo de aplicação é tão importante quanto no uso da tintura tradicional. 

Saiba como manter a cor vibrante dos cabelos tingidos.  




Xampus para cabelos grisalhos

Você prefere os cabelos grisalhos e brancos? Não está sozinho. A tonalidade acinzentada que chega com a idade está, a cada dia, ganhando mais espaço nas cabeças de homens e mulheres que querem dar um adeus às tinturas. E se engana quem acha que as madeixas amadurecidas não são bonitas: com os cuidados corretos, os fios brancos garantem beleza e personalidade. Para cuidar, os xampus específicos para cabelos grisalhos não podem ser deixados de lado. Mas você não deve aplicá-lo em todas as lavagens, o ideal é usá-lo a cada semana ou 15 dias. "Este tipo de xampu é feito a base de pigmentos violetas, que vão produzir um reflexo prateado, fazendo com que o branco amarelado ganhe um tom acinzentado, brilhante e saudável", explica a cabeleireira Marília Kikuchi. 

Saiba mais sobre os cuidados com o cabelo grisalho. 



Produtos para o couro cabeludo

É dele que cada fio de cabelo nasce e, consequentemente, herda tanto as qualidades quanto os defeitos. Se essa região estiver com excesso de oleosidade, pele ou constantemente suja, não há corte que resolva, as madeixas terão sempre os mesmos problemas. "O estresse e baixa umidade são os principais responsáveis pela descamação do couro cabeludo", explica Marília Kikuchi. Quando o couro cabeludo está com descamação, a chamada dermatite seborreica, podem aparecer fungos, excesso de oleosidade e ocorrer, consequentemente, queda dos fios. 

Hoje já existem produtos específicos que podem hidratar o couro cabeludo sem deixá-lo com aspecto ensebado e nem obstruir os poros do couro cabeludo. Princípios ativos como a ureia e o lactato de amônio, por exemplo, têm alto poder emoliente e estão presentes em muitos deles. "Enquanto o lactato promove a hidratação do couro retendo água, a ureia tem como principal função hidratar e amaciar o cabelo", conta o tricologista Valcinir Bedin, presidente da Sociedade Brasileira do Cabelo.

Saiba mais sobre os cuidados com o couro cabeludo.




Xampu para amenizar o tom amarelo do cabelo com luzes

Quem faz luzes ou mechas deve usar um xampu tonalizante, indicado pelo cabeleireiro, uma vez por semana ou de 15 em 15 dias. Isso porque cabelos descoloridos acabam puxando para o tom amarelado. "Há mulheres que gostam desse tom, mas a maioria quer um aspecto mais natural", conta o consultor de beleza capilar Gennaro Preite, de São Paulo. Ele recomenda o uso de tonalizantes com um fundo de cinza para neutralizar o amarelo. Lembre-se: não se trata de produtos tonalizantes comumente vendidos em farmácias que mudam a cor do cabelo, mas de um xampu específico para cabelos claros. 

Saiba mais sobre os cuidados com os cabelos com luzes e mechas. 

Fonte: Minha Vida

quarta-feira, 26 de junho de 2013

11 medidas para ter um cabelo crespo de dar inveja

Deixe a chapinha de lado e assuma a textura natural dos fios




Hidratação profunda 
Os cabelos crespos devem ser hidratados semanalmente. Aposte nos produtos à base de mameleuca ou derivados de silicone, colágeno e de elastina, proteínas, óleos e extratos vegetais, ceramidas e vitamina E, que repõem nutrientes e ajudam a unir as pontas duplas.




Beleza que vem do prato 
Mantenha uma dieta equilibrada com muitas proteínas, vegetais frescos e água, para manter a vitalidade dos fios de cabelo. "Uma boa opção é investir, sem exagerar na dose, em frutas como o abacate, que são mais gordurosos e ajudam a manter a oleosidade dos fios", explica Felix.




Tesoura neles 
Um bom corte é uma das principais armas contra o volume dos fios. No caso dos cabelos crespos, ele ajuda a remover as pontas ressecadas e manter o penteado em dia. "Cada cabeleireiro tem sua técnica, mas todos concordam que o corte reto deve ser evitado. Com o cabelo todo no mesmo comprimento, o volume acumula-se nas pontas. O resultado é um corte triangular, com pouco volume na raiz e muito nas extremidades", explica Félix Filho.





Pintar pode? 
Nem toda tintura e tonalizante ressecam os cabelos crespos. Produtos de boa qualidade, por exemplo, até ajudam a deixá-los mais hidratados. "Esses produtos já vêem com hidratante e outras substâncias que deixam o cabelo mais macio e brilhoso", explica o hair stylist.


Temperatura ambiente na cabeça 
Lave os fios utilizando apenas água morna, pois a água muito quente resseca ainda mais os fios. "O segredo para deixar o cabelo crespo bonito e saudável é hidratação. Não vai adiantar nada usar um bom creme e produtos adequados se você lavar com água quente. O s fios não vão e responder ao tratamento", explica.



Massagem que traz brilho e maciez 
Massageie o couro cabeludo durante a lavagem. Além de proporcionar uma melhor higienização dos fios, a massagem estimula a produção de sebo capilar que protege os cabelos.




Produtos para cabelos crespos 

Na hora da lavagem, o ideal é investir no xampu sem sal, específico para esse tipo de cabelo. Os cabelos submetidos a processos químicos podem utilizar uma linha de manutenção própria para fios crespos à base de óleo essencial de melaleuca que, além de ser um anti-séptico natural, restaura e equilibra a oleosidade dos cabelos.




Condicionador 
O uso do condicionador é essencial, pois hidrata e anula a tensão eletrostática dos fios, que deixa os cabelos arrepiados quando secos. Utilizar o produto condicionante que compõe o kit específico de xampu sem sal é a maneira mais eficaz para manter a beleza dos cabelos.


Hora de pentear 
Depois de lavar e enxaguar os fios, use um pente de dentes largos para desembaraçar, depois aplique o Leave-in (creme sem enxágüe). Evite penteá-los a seco.

Procure penteá-los quando ainda estiverem úmidos, para manter sua estrutura intacta. Desembarace-os cuidadosamente, iniciando sempre das pontas até a raiz: "os dentes largos ajudam a evitar que os fios se quebrem e ajudam a manter a eletricidade dos fios", explica Félix Filho.


Modele as madeixas 
Após aplicar o creme de pentear nos fios, deixe-os secar naturalmente e então, utilize produtos complementares como um gel hidratante e spray intensificador de brilho para ajudar a prevenir o ressecamento. "São produtos que protegem do ressecamento provocado pelas agressões do meio ambiente (vento, sol, etc.) e ajudam a reduzir o volume e a modelar", continua.



Sem arrepios
Depois de secos e modelados, podem restar alguns fios arrepiados, por isso, use finalizadores como pomadas, ceras ou silicone para baixar o frizz. "Basta espalhar uma pequena dose do produto nas palmas das mãos e distribuir nos fios. Os movimentos devem ser suaves do comprimento em direção às pontas", diz Félix Filho.


Fonte: Minha Vida

terça-feira, 25 de junho de 2013

Escolha o melhor finalizador para o seu cabelo e evite erros na aplicação

O tratamento dos cabelos é feito diariamente, com o xampu perfeito, o condicionador adequado, e termina quando eles já estão sendo secos. Ao término desse processo entram os finalizadores, produtos que podem ajudar a potencializar o que há de mais bonito nos fios. "Cada um deles serve para ressaltar determinada característica: existe um bom para os cachos, outro para os fios mais retos, para os lisos ou para diminuir as pontas ressecadas, por exemplo", afirma o cabeleireiro Gennaro Preite, consultor de beleza da Condor. Dependendo da sua situação, há um produto perfeito; descubra qual é ele. 

Leave-in - Foto: Getty Images


Leave-in

As meninas que têm cabelos secos podem apostar no poder do leave-in, um produto utilizado para pentear, controlar volume e proteger os fios durante a escova ou a chapinha. "Como ele mantém a umidade dos cabelos durante todo o dia, pode ser usado como creme sem enxague para cabelos lisos", afirma o cabeleireiro Gennaro Preite, consultor de beleza da Condor. Por isso mesmo, o produto não é recomendado para fios oleosos, pois o cabelo pode ficar ainda mais pesado e ganhar impressão de sujo. "Alguns são muito versáteis, e podem ser usados na piscina, como fator de proteção solar ou para prolongar a coloração", diz o visagista Marcello Marcondes, do MM Hair Salon. 


Silicone

A facilidade de aplicação é uma das maiores vantagens do silicone como finalizador. Usado depois da escova, por exemplo, cria uma barreira protetora, controla o frizz e dá muito brilho, de acordo com Marcello Marcondes. Cabelos sem brilho e com sinais de ressecamento são os grandes beneficiados. Porém, o silicone não é um hidratante e nem funciona como tratamento. "Ele é apenas um óleo de origem vegetal ou mineral que deixa o cabelo com aparência brilhosa", afirma o consultor Gennaro Preite. Além disso, se usado antes da chapinha, pode 'fritar' o cabelo e deixá-lo menos saudável. 

Óleo de argan - Foto: Getty Images


Óleo de argan

Esse nome passou a ser muito ouvido nos salões de beleza de todo o país. O óleo de origem marroquina e produção israelense conquistou a cabeça das brasileiras, e não é por menos: ele é rico nas vitaminas A, D e E, e ajuda na regeneração dos fios. Mas não são todas as mulheres que devem usá-lo. "Quem tem fios volumosos, corte de fio reto ou cabelos grossos vai ficar com um aspecto pesado no visual", diz o especialista Gennaro. Cabelos finos e quimicamente tratados, com mechas, luzes e descoloração, são os maiores beneficiados pelo produto, que só deve ser aplicado nas pontas e no comprimento dos fios. "Quem não fez química pode dispensá-lo". 

Ativador de cachos - Foto: Getty Images


Ativador de cachos

Para deixar os cachos à mostra, o ativador é a melhor solução. "Muita gente usa o leave-in com essa intenção, mas está enganado, já que ele tem a função de alisar o cabelo", afirma Gennaro Preite. Com os fios cacheados, a intenção é 'bagunçar', e o ativador de cachos faz isso tirando o peso e dando até mesmo uma impressão de maior volume. Para os cabelos crespos, esse é também o produto mais indicado, porque melhora a hidratação no comprimento dos fios. 

Spray - Foto: Getty Images


Spray

Ocasiões especiais pedem penteados especiais ? principalmente um que dure a noite toda. Para garantir isso, o spray é uma arma poderosa dos cabeleireiros. "Neste formato, o finalizador é muito mais fácil de aplicar, pois é possível direcionar o jato exatamente onde se deseja o efeito de fixação", afirma o visagista Marcello Marcondes. Fabricados em intensidades diferentes (baixa, média, forte e extra forte), pode ser usado em qualquer tipo de cabelo para dar volume ou fixar os fios. 

Mousse - Foto: Getty Images

Mousse

O mousse é um líquido que, misturado com gás, se transforma em espuma. Funciona como o spray, mas é muito mais eficiente para fixar cabelos modelados com baby liss, dando firmeza aos cachos. "Ele ajuda a aumentar o volume e dar mais textura, sendo muito recomendado para quem tem poucos fios, ou cabelos finos", afirma o especialista Marcello Marcondes. Para os meninos, também pode ser usado como uma alternativa ao gel, que é muito mais agressivo com o couro cabeludo, em moicanos e topetes. 


Gel - Foto: Getty Images

Gel

O fixador mais conhecido dos anos 1980 ainda não saiu de moda. À base de álcool, o gel tem como principal função fixar o penteado dando um aspecto úmido, de quem acabou de sair do banho. As mulheres foram abandonando o produto ao longo do tempo, já que o uso continuo causa uma desagradável descamação do couro cabeludo, mas o público masculino continua fiel ao finalizador. "Cabelos lisos ou com pouca ondulação podem usar bastante o gel, mas é muito importante que eles estejam limpos na hora da aplicação", diz o cabeleireiro Marcello Marcondes. Uma dica interessante é dissolver o gel em água, para que ele não seja aplicado diretamente nos fios. 


Fonte: Minha Vida

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Dez tratamentos para parecer mais jovem com uma única sessão





Sabe aquelas situações em que nos deparamos com uma comemoração importante – um casamento imperdível ou uma festa muito esperada – e que uma roupa nova e uma maquiagem incrível não parecem suficientes? A saída pode ser um tratamento estético a jato para rejuvenescer a aparência.

Mesmo sem data importante, as alternativas valem, ainda que seja simplesmente para dar uma levantada no visual e melhorar a autoestima. Para conseguir esses resultados em uma sessão, existem tratamentos que o seu dermatologista pode fazer por você, seja com uma tecnologia de ponta ou um peeling de ativos potentes, de forma segura e rápida. O desafio é que os resultados apareçam em, no máximo, uma semana, após uma única sessão. Mas atenção: no período pós-procedimento, é imprescindível usar um protetor solar com FPS mínimo 30, todos os dias.  Passada essa fase, siga a orientação do médico.

1. Skin Booster
É uma das técnicas mais modernas de ácido hialurônico injetável – essa versão traz a substância mais fluida, o que garante um efeito mais natural. As picadas são feitas nas regiões a serem tratadas (com anestésico tópico aplicado 30 minutos antes) e a agulha tem espessura de um fio de cabelo.

Benefícios: hidrata imediatamente a pele (que recupera o volume perdido) e preenche os vincos. "Ameniza rugas finas, principalmente ao redor da boca e dos olhos. Melhora o turgor (elasticidade), viço e brilho da pele. Funciona muito bem para quem tem olhos fundos com olheiras, já que ameniza esse abatimento", diz o dermatologista Jardis Volpe, de São Paulo.

Pós-procedimento: pode provocar pontinhos arroxeados na pele, que desaparecem entre três e quatro dias. "Esse ácido hialurônico mais moderno é muito leve, o que diminui os riscos, pois não incha, não dá nódulos e o efeito é mais suave e natural", declara a dermatologista Maria Bussade, de São Paulo.

2. Toxina Botulínica
O tratamento consiste na aplicação de microinjeções de toxina botulínica no músculo com efeito de paralisar o movimento muscular. "É muito eficaz porque a substância impede a contração muscular, que é responsável pela formação da ruga", afirma Samanta Nunes.

Benefícios: suaviza as rugas da região dos olhos, os pés-de-galinha, e as rugas da testa. Levanta o olhar e traz um ar descansado, de leveza para o rosto.

Pós-procedimento: normalmente não fica roxo, mas se a paciente tiver a pele muito clara pode acontecer. Porém, mesmo nesse caso, é possível corrigir com maquiagem. De três a sete dias é tempo suficiente para a recuperação completa.

3. Máscara de fios da seda
É ideal para ser feita um dia antes da festa ou compromisso importante. A máscara é feita com o próprio fio do bicho-da-seda, que é ativado quando em contato com a pele por conta da afinidade com algumas proteínas cutâneas.

Benefícios: "Promove uma hidratação eficaz porque retém água na superfície da pele. O resultado é uma pele sedosa, radiante e hidratada", diz Maria Bussade.

Pós-procedimento: imediatamente após a aplicação, a pele já fica mais bonita e iluminada.

4. Titan - Tecnologia de Infravermelho
Uma ponteira de safira resfriada que emite raios infravermelhos é aplicada em toda a pele do rosto, fazendo com que o calor gerado seja direcionado para as camadas mais profundas, retraindo colágeno. Assim, provoca um efeito lifting.

Benefícios: melhora a firmeza da pele, dando um aspecto mais descansado para o rosto.

Pós-procedimento: o resultado aparece imediatamente. "É muito indicado para ser feito 48 horas antes de um grande evento, já que não dói nem causa descamação", afirma dr. Volpe.  

5. Preenchimento dos lábios
Com o passar do tempo, os lábios perdem volume e tendem a ficar finos e retraídos, característica que envelhece. Um preenchimento com ácido hialurônico na região é muito eficaz. O procedimento é igual a qualquer outra aplicação de ácido hialurônico: anestésico tópico e depois as picadinhas, neste caso nos cantos e no centro dos lábios.

Benefícios: o preenchimento corrige as pequenas rugas e a perda de volume dos lábios, o que traz de volta aquela boca mais jovem e saudável.  

Pós-procedimento: o resultado é imediato. "A região fica levemente inchada por 2 ou 3 dias, sintoma que é fácil de ser disfarçado com um batom ou gloss. Mas em uma semana já está bonito e faz uma enorme diferença", afirma a dermatologista Samanta Nunes, de São Paulo.

6. Laser Thulium
Primeiro é aplicado um anestésico tópico que age por 30 minutos. Em seguida, é feita a aplicação do laser fracionado como se fosse um scanner, que lê os pigmentos marrons da cútis (manchas escuras) e os remove, sem afinar a pele. "É uma espécie de peeling a laser, porém mais focado e não atinge as regiões saudáveis. Assim, evita desgaste desnecessário e favorece uma recuperação mais rápida", declara Jardis Volpe.

Benefícios: a pele fica com um tom mais uniforme e ganha luminosidade, fatores essenciais para rejuvenescer.

Pós-procedimento: ocorre uma vermelhidão na região tratada por 24 horas, e depois a área fica mais áspera e amarronzada. A recuperação completa leva cinco dias.

7. Peeling de cristal
O tratamento começa com uma limpeza facial. Depois, é aplicado o peeling de cristal (uma esfoliação com microgrânulos). Para finalizar, o médico pode aplicar, de acordo com a necessidade, uma máscara de vitamina C (ativo clareador e antioxidante) ou DMAE (ativo tensor), que hidratam e melhoram o viço da pele, dando um aspecto mais jovem e saudável.

Benefícios: "Por retirar a camada superficial da pele, aumenta o viço e auxilia no fechamento dos poros, o que melhora significativamente a textura da pele, que fica radiante já nos primeiros três dias. Nesse período, é importante o uso de filtro solar, pois mesmo sendo pouco invasivo, a pele fica mais fina", diz Samanta.

Pós-procedimento: esse peeling é suave, quase não descama; a pele fica levemente avermelhada no dia em que é feito. No segundo dia, melhora bastante e, no terceiro, já está completamente recuperada e viçosa.

8. Peeling detox
Consiste na aplicação de um mix de ácidos (mandélico, fítico, kójico) e antioxidantes (phloretin, coffeskin, ácido ferúlico, green tea) que permanecem na pele por 20 minutos, como uma máscara. Os ácidos renovam e clareiam a pele e os antioxidantes preservam o DNA das células cutâneas.

Benefícios: clareia as manchas, a pele fica mais clara e com um tom uniforme –o que traz luminosidade ao rosto.

Pós-procedimento: a pele descama por três dias e, no máximo em sete, já está recuperada.

9. Preenchimento do vinco entre a boca e o nariz
O sulco nasogeniano, conhecido como bigode chinês, quando muito marcado, traz um aspecto pesado ao rosto e visualmente parece que as maçãs são mais flácidas e volumosas. Para esse problema, um preenchimento com ácido hialurônico é tiro e queda.

Benefícios: "Ao amenizar esse vinco, é natural que suavize a expressão. O efeito traz leveza ao rosto, que fica mais jovem", diz a dermatologista Maria Bussade.

Pós-procedimento: o resultado é imediato. Se for feito com o ácido hialurônico mais leve, então, não incha, não dói e não forma nódulos.

10. Máscara de oxigênio
Combina dois métodos: inalação de oxigênio através de uma máscara e a aplicação de oxigênio de alta pressão na pele.

Benefícios: "Esse tratamento aumenta a concentração de oxigênio na cútis, melhorando a textura e deixando-a mais saudável. O rosto fica iluminado", diz Maria Bussade.

Pós-procedimento: Não ocorre nada que comprometa a aparência, pode ser feita um dia antes do grande evento.


Fonte: Mulher uol

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Sete soluções para os dias em que seu cabelo acorda de mau humor

Seu travesseiro é macio, fofo e te dá todo o conforto necessário para uma boa noite de sono. O problema só aparece de manhã, quando você acorda e o seu cabelo está acidentalmente assimétrico, todo amassado. O bad hair day é assim: mesmo que você exiba madeixas lindas e brilhantes 29 dias por mês, haverá um dia em que os fios amanhecerão de mal de você. Pode acreditar, não tem escapatória - e o cabelo amassado é um dos mais comuns. "Nesses casos vale dar até uma borrifada de água nos cabelos, mas sem molhar demais", recomenda o  cabeleireiro Rodrigo Salles, do Galeria Cabeleireiros, em São Paulo. 

Mas há ainda quem acorde como o cabelo liso demais, armado ou oleoso. Rodrigo conta que o que dá para fazer é uma técnica turbinada para evitar a rebeldia capilar. "A dica para cabelos lisos é escovar bem os fios com uma escova plana de cerdas naturais antes de dormir, desembaraçando das pontas até a raiz e, assim que desembaraçados, escove os cabelos da raiz às pontas para trazer a oleosidade natural do couro cabeludo para o comprimento dos cabelos". Mas, se este método não funcionar e se o seus cabelos forem cacheados, ponha em prática os truques que estão logo abaixo para os sete problemas dos cabelos que te pegam de surpresa logo de manhã.


Problema: cabelo opaco e sem brilho

Você acorda com sono, mas seu cabelo parece muito mais adormecido que você? Bem-vindo ao time do cabelo com cara de fronha. Ele fica opaco, sem brilho e vai afundar seu visual ao longo do dia todo. 

A boa notícia é que o problema é bem fácil de resolver. "Os finalizadores a base de silicone e óleo de argan são perfeitos, desde que utilizados com cuidado", explica Rodrigo Salles. Então nada de encher os fios de finalizador, isso vai fazer seu "bad hair day" pular de opaco para oleoso.



Problema: cabelo oleoso

Às vezes, falta tempo para lavar os cabelos? Tudo bem, a gente sabe que com a correria do dia a dia pode ficar difícil mesmo, mas lembre-se sempre que é muito importante lavar o cabelo quando ele estiver sujo. Para facilitar sua vida nós contamos quais são os truques que funcionam para disfarçar a oleosidade dos fios: 

- Xampu a seco: ele promete limpeza dos fios e do couro cabeludo sem precisa lavar com água. A limpeza não é igual, claro, a uma boa lavagem no chuveiro, mas quebra o galho para aqueles dias de pressa. "Ele tira a aparência de sujeira e oleosidade em excesso", diz o hair stylist André de Leone, do Studio Prime Hair e Beauty. 

- Talco: ele tem o poder de disfarçar o efeito oleoso nos cabelos, mas, de acordo com André de Leone, a diferença não é muito grande e existem riscos do couro cabeludo apresentar alguma rejeição ao produto, havendo coceira, por exemplo. 

- Lavar só a franja: "essa é uma medida de urgência e não deve nem de longe fazer parte da rotina", alerta Rodrigo Salles. Então, já sabe, apele para a alternativa só em casos de desastre capilar matinal.



Problema: cabelo armado

Quer fugir do coque naqueles dias em que seu cabelo acorda - vuf! - bem armado? Rodrigo Salles apresenta a solução para livrar os fios do penteado: "Vale sim dar uma borrifada de água, e, em seguida, aplicar um leave-in para domar os fios". Mais simples impossível, só tome cuidado para não encharcar os cabelos, nesse caso vale mais a pena entrar de vez no chuveiro.


Problema: cabelo liso demais

Cabelo liso é fácil de arrumar e qualquer penteado é um sucesso, certo? Nem sempre. As adeptas da escova progressiva sabem bem que a chance de dormir com um cabelo liso glamoroso e acordar com o liso chapado e escorrido é muito grande. Mas a solução para o problema é muito mais simples do que você imagina: "as pomadas capilares em pó dão o efeito perfeito de volume em algumas mechas específicas, amenizando o visual plano". Vale também escolher mechas aleatórias e desfiá-las com um pente, das pontas às raízes. Essa atitude aumenta o volume da madeixa, a quantidade de mechas a serem desfiadas fica a seu critério.



Problema: cabelo amassado

É bem simples: dormir de barriga para cima significa cabelo achatado atrás e deitar-se de lado implica num visual acidentalmente assimétrico. Identificou-se? Pois saiba que arrumar o desastre não exige qualquer habilidade de cabeleireiro. "Se você está sem tempo para lavar o cabelo todo e quer garantir o visual uniforme, vale borrifar água no cabelo como um todo e remodelá-lo com as mãos ou até mesmo com a ajuda de secador, chapinha e babyliss", recomenda Rodrigo Salles.


Problema: cabelo com frizz

A melhor maneira de combater o frizz é fazendo hidratações periódicas nos cabelos. Disso provavelmente você já sabe. Deve saber também que os tratamentos são sempre as melhores opções. Mas na correria do dia a dia, vale apostar em pequenos truques. No caso do frizz, passar o pente várias vezes nos fios é um erro grave, pois aumenta a eletricidade deles e agrava o problema estético. Nem pense em meter a tesoura nos fiozinhos arrepiados, o resultado pode ser ainda pior. "O melhor a fazer é usar um bom finalizador específico para o frizz", recomenda Rodrigo Salles. Os fios podem até não abaixar todos de uma vez, mas com o passar do dia eles se acalmarão.



Problema: cabelo embaraçado

O cabelo embaraçado é mais comum em quem tem cabelos lisos, que são muito finos, e nos cabelos cacheados, que são os maiores prejudicados . Isso acontece porque você se movimenta a noite toda durante o sono, e o seu cabelo vai junto. O resultado é um cabelo embaraçado de verdade. Evite usar o pente para desfazer os nós, pois no caso de cabelos enrolados, os cachos vão perder a forma e o cabelo pode ficar mais volumoso. A dica do Rodrigo Salles é lançar mão de um finalizador mais cremoso que oleoso e usar uma escova de cerdas naturais, ao invés de pentes, para desembaraçar. Assim os cachos continuam bonitos, mas sem nenhum nó.


Fonte: Minha Vida

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Fortaleça suas unhas em sete passos

Entre os dramas estéticos que mais incomodam as mulheres estão as temidas unhas fracas. Caracterizadas pelo aspecto quebradiço e poroso, elas ainda podem apresentar problemas, como manchas, ondulações e cor amarelada. Segundo o dermatologista Valcinir Bedin, presidente da regional São Paulo da Sociedade Brasileira de Medicina Estética, algumas das principais causas das unhas fracas são o uso excessivo de removedores de esmalte, uma dieta desequilibrada e o contato direto com produtos de limpeza. A seguir, conheça quais são os sete passos para fortalecer as suas unhas.



Tire férias dos esmaltes

Unhas saudáveis não reagem negativamente ao contato com o esmalte, mas inevitavelmente ressecam pelo uso excessivo de acetona ou de removedores. "A unha fica mais porosa, com aspecto esbranquiçado, porque o produto é extremamente agressivo e penetra nas lâminas, o que favorece a quebra e a descamação", aponta o dermatologista Valcinir. Por isso, recomenda-se ficar pelo menos um dia da semana sem esmalte ou vários dias, caso as unhas estejam muito maltratadas. Outra dica do especialista é não passar a lixa sobre a lâmina, pois isso tira a proteção natural da unha e agrava o problema.



Equilibre sua alimentação

"As unhas são ricas em proteína e podem ser prejudicadas se o organismo da pessoa estiver em desequilíbrio, o que pode ser causado por uma dieta pobre ou mal elaborada", explica a dermatologista Roseli Andrade, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Neste caso, a especialista recomenda investir em uma alimentação variada e rica em ferro (vegetais verde escuro, carne vermelha, ovos e soja), vitaminas do complexo B (limão, mamão e pera) e zinco (nozes, ostras e caranguejo).



Aposte na base fortalecedora

Ao contrário de óleos ditos milagrosos, como o de cravo, muitas vezes oferecidos por manicures, a base fortalecedora tem sua eficácia cientificamente comprovada, afirma Valcinir. "Ela age diretamente na queratina das unhas, unindo-as e deixando-as mais endurecidas", esclarece. O melhor de tudo é que ela sai naturalmente com o tempo, então não precisa ser retirada com acetona ou removedores. Além disso, a base fortalecedora pode ser usada embaixo do seu esmalte preferido para proteger as unhas.




Use hidratantes nas mãos

Uma unha desidratada quebra e abre suas lâminas com facilidade. Para combater o problema, nada melhor do que um bom hidratante. "Seu uso promove uma maior maleabilidade das fibras da proteína, impedindo que se rompam com facilidade", aponta Roseli. A dermatologista aconselha um reforço especial do produto na base das unhas, sobre as cutículas, onde há maior absorção dos nutrientes. Na hora de escolher o hidratante, prefira os que contêm óleos essenciais e ureia.


Use luvas nos serviços domésticos

Produtos de limpeza, como detergente, sabão em pó e quaisquer outros, quando em contato direto com a pele, acabam sendo agressivos às mãos e, principalmente, às unhas. "Até mesmo ficar com as mãos na água por muito tempo é prejudicial, pois deixa as lâminas temporariamente mais moles", alerta Valcinir Bedin. Para resolver o problema, basta usar luvas impermeáveis em todos os serviços de casa, desde uma simples louça até a higienização de um banheiro.



Poupe as cutículas

A cutícula é uma pele que protege a base das unhas contra a entrada de fungos e bactérias e, por isso, não deve ser retirada. Entretanto, por fins estéticos, já se tornou rotina eliminá-la toda vez que se vai à manicure. Por isso, a dermatologista Roseli aconselha que ao fazer as unhas, a cliente peça para que nem toda a cutícula seja cortada. "Retire apenas o excesso e verifique se os utensílios foram esterilizados", diz. Fique atento também à espátula que empurra a cutícula. Ela pode causar traumas nas unhas se não for manuseada com cuidado.



Corte e lixe as unhas

"Quando você corta as unhas elimina a parte mais frágil e sujeita a quebras", explica Valcinir. Segundo o especialista o corte deve deixar os cantos retos e a unha deve ficar de um tamanho que ao encostar os dedos em uma superfície plana, você sinta apenas a unha entrar em contato com o objeto e não a ponta dos dedos. Já a lixa deixa a lâmina mais uniforme, evitando que enganche e lasque. O procedimento deve ser feito a cada cinco ou sete dias.

Fonte: Minha Vinha

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Extensões de Cabelo – Faça crescer ou aumentar o volume dos seus cabelos em poucas horas!

Quantas vezes as mulheres caem na tentação de fazer um corte radical ao seu cabelo, para seguir a tendência da moda, sem avaliar se realmente esse corte, mais curto que o que habitualmente usam, as favorece ou não. E depois? Arrependem-se e ficam transtornadas, meses a fio, à espera que o seu cabelo cresça…


Tendo optado por um corte muito curto, que não nos favorece, por querer mudar de look ou por ter sempre sonhado em ter cabelos muito compridos, brilhantes e de aspeto mais saudável do que o seu cabelo, podemos agora facilmente corrigir a situação: Optar pela aplicação de extensões!

Hoje em dia, a aplicação de extensões tornou-se muito mais acessível, quer a nível de preço quer a nível de nº de locais apropriados para a sua colocação.

Mas antes de fazer extensões, informe-se. Comece por conversar com outras mulheres que já tenham tido essa experiência e peça referências dos sítios onde poderá colocá-las. Opte por escolher um salão que tenha uma larga experiência na colocação de extensões.

Faça uma marcação prévia com o profissional escolhido, só para tirar todas as suas dúvidas e saber quais os cuidados a ter após a sua aplicação. A pessoa escolhida para aplicar as extensões deverá primeiro observar o seu cabelo e, em seguida, informá-la da melhor opção para obter o efeito desejado. Aproveite para o informar sobre atividades de desporto ou lazer que possam interferir ou exigir maiores cuidados com o seu novo cabelo.

Não se esqueça de pedir um orçamento prévio tanto para a aplicação das extensões como para a sua manutenção e/ou remoção, e se possível, veja fotografias de trabalhos realizados por esse mesmo profissional.

Falemos agora um pouco das extensões propriamente ditas. Quando se aplicam extensões há a considerar três tipos:

- As extensões sintéticas (1), feitas à base de fibras químicas e de menor qualidade, que se assemelham às fibras usadas para aplicação de cabelo nas bonecas;

- As extensões processadas (2), de qualidade superior às anteriores, e feitas a partir de cabelo humano tratado a nível industrial, de modo a conferir-lhe a cor e o brilho que o carateriza;

- As extensões de cabelo natural (3), extensões de melhor qualidade, que usam cabelo 100% natural, mantendo a sua escama, de modo a obter-se uma qualidade, durabilidade e beleza superior aos outros tipos de extensões. Este cabelo não sofre nenhum tratamento a nível químico e é embalado e exportado com certificado de origem, na maioria proveniente da Índia.































Para além da qualidade das extensões escolhidas, existem diferentes técnicas de aplicação, cuja diferença se baseia no tipo de cabelo onde vai ser aplicado, no tipo de extensões a aplicar, no efeito desejado, na forma como as extensões são preparadas, na duração das extensões e, obviamente, no preço.


Fonte: Beleza Atual