terça-feira, 28 de maio de 2013

Sete dicas para fazer depilação com cera em casa sem erros


Tomar um banho antes e investir em um produto após garantem pele lisinha e sem marcas

Sim, nós sabemos que o ideal mesmo é fazer a depilação com cera com uma esteticista profissional, que domine bem a técnica. Mas a realidade é que muitas mulheres (e até homens) optam por fazer depilação em casa. Os motivos são variados: falta de tempo, economia, timidez e até quem prefira resultados caseiros. Mas atenção para você que opta por realizar o método por conta própria: "um dos principais cuidados é ter cautela para não se machucar durante a retirada dos pelos", explica a dermatologista Angélica Pimenta, da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Então, que fique claro, delicadeza é o primeiro requisito. Mas não confunda a delicadeza com falta de agilidade, pois você dependerá de mãos rápidas no movimento puxa-puxa. O Minha Vida conversou com os especialistas e mostra os outros detalhes indispensáveis num passo a passo da depilação caseira perfeita. Confira a seguir.


Tome um banho antes

Antes da depilação, é fundamental que a pele esteja higienizada, sem resíduos de cremes ou óleos corporais e sem nenhum tipo de lesão - para evitar a contaminação por fungos e bactérias. "Também não se deve fazer a depilação quando a pele está sensível", explica a cirurgiã geral especializada em medicina estética, Joana D`arc Diniz, diretora cientifica da Sociedade Brasileira de Medicina Estética."Aconselho ainda que a pele seja preparada para a depilação um ou dois dias antes do procedimento, com uma esfoliação leve que não cause irritação ou manchas no local".




Escolha a melhor cera para você

A cada dia aparecem mais tipos de cera para depilação no mercado. De acordo com a dermatologista Angélica Pimenta, a cera branca e a de jojoba podem ser usadas por quem sente mais dor; já a cera com algas ajuda a hidratar a pele e pode ser usada por quem tem a pele muito seca; a cera com mel é muito eficaz, mas o efeito é um pouco mais doloroso que as outras. "Além disso, quem tem sensibilidade aumentada ao uso de produtos cosméticos deve procurar usar ceras com substâncias calmantes, menos agressivas", diz a especialista. 

Se você está em dúvida entre a cera quente ou a fria, saiba que nenhuma das duas oferece perigos se usadas adequadamente. "No entanto, a cera quente pode provocar flacidez quando aplicada frequentemente, sobretudo em regiões onde a pele é mais fina, como buço e sobrancelha, e predispor o aparecimento de pelos encravados", explica Joana D`arc Diniz. "Além disso, quando há exposição ao sol sem bloqueador solar após a depilação com cera quente ou se ela for aplicada sobre algum tipo de lesão pode ainda causar manchas ou escurecer a pele". 

Atenção:

 -Use sempre as ceras industrializadas, que são avaliadas e testadas antes de serem colocadas à venda.

- Toda pessoa que tem alergia a uma substância específica deve ser orientada pelo seu dermatologista sobre o tipo de produto que pode ser usado. 

- Ter uma pele sensível não significa que você não apresentará irritação com o uso de uma cera hipoalérgica. 

- Não reutilize a cera mesmo que ela seja aquecida em altas temperaturas - isso não é suficiente para eliminar as bactérias mais resistentes.





Acerte no material

"Todo o material, como espátulas, luvas e plásticos, usado para fazer depilação deve ser descartável e utilizado apenas uma vez, o que garante que o material que chega ao consumidor seja também esterilizado" explica a especialista em medicina estética Joana. Além disso, o material que irá puxar a cera deve ser de plástico ou então papéis específicos para essa finalidade. Atualmente, o mercado oferece kits que vem com o material completo. Não utilize pedaços de tecidos, como jeans, ou papéis que não sejam próprios, pois podem machucar a pele.



Sentido de aplicação da cera

As especialistas recomendam: a cera dever aplicada na direção do crescimento dos pelos para as pontas, respeitando o sentido em que nascem. Essa regra vale para todas as regiões do corpo. Se numa mesma área, como as axilas, os pelos crescem para ambos os lados, você terá cuidar para fazer aplicações diferentes priorizando os dois sentidos.





A puxada

A especialista em medicina estética Joana D'arc explica que a retirada da cera deve ser feita de maneira rápida e na direção oposta ao crescimento do pelo. "Quando terminar verifique se todos os pelos foram eliminados, os que sobrarem devem ser retirados com uma pinça". Aplicar a cera várias vezes no mesmo local pode irritar a pele.



Área íntima, virilha e rosto

"O ideal é utilizar ceras que provoquem menos dor, como a cera branca e a de jojoba", explica a dermatologista Angélica Pimenta. "Sempre indico o uso de protetor solar na face após a depilação, para diminuir a chance de manchar a pele, e pomadas anti-inflamatórias na virilha e região íntima para diminuir a chance de formar a indesejável foliculite, que são aquelas "bolinhas" que podem aparecer após a depilação", conta a especialista. Confira aqui outras dicas para fazer a depilação no rosto.


Já com a pele lisinha

Depois da depilação, o ideal é passar um gel à base de substâncias calmantes, como a camomila, a sálvia e a calêndula. Também é importante não agredir a pele, que estará sensibilizada, com calças apertadas e de tecidos ásperos, tampouco se expor ao sol. Mas vale destacar também que uma pele bem cuidada e hidratada corre menos risco de sofrer com irritação e pelos encravados. "Tenha o hábito de hidratar a pele diariamente, os hidratantes mais recomendados são as loções pós-banho que são menos gordurosas", recomenda Joana D'arc Diniz. "Após a depilação, evite hidratantes e óleos para que os poros não sejam obstruídos - causando foliculite -, assim como produtos que contenham substâncias esfoliantes, como sementes e pós arenosos, produtos à base de álcool, ácidos (principalmente o glicólico), que podem manchar a pele".


Fonte: Minha Vida

segunda-feira, 27 de maio de 2013

12 erros que toda mulher comete e que acabam com os cabelos


A falta de cuidados no dia a dia é a maior inimiga dos fios bem tratados

Pode acreditar, não há mulher neste mundo que não tenha alguma reclamação para fazer do próprio cabelo: oleosidade, pontas duplas, ressecamento, fios preguiçosos, cabelos quebradiços, opacos, muito volume, pouco volume e outros dramas de arrepiar as madeixas. O lado bom da história é que todo esse xororô pode ter fim. Bastam que os cuidados e as recomendações dos especialistas sejam seguidos à risca em casa. A seguir, você confere quais são os hábitos que mais detonam os fios e aprende como fazer para se livrar deles de vez.


Passar condicionador na raiz: o condicionador colabora com o aumento da oleosidade e, como tampa os poros capilares, aumenta a incidência de caspa. "Existem cabelos que possuem raiz oleosa, e o condicionador aumenta ainda a produção de sebo. Já a caspa pode aparecer em casos avançados, já que o condicionador irá fazer o couro cabeludo ficar com excesso de umidade, tampando os poros capilares", explica o cabeleireiro Gennaro Preite.


Deixar o condicionador no cabelo: os xampus abrem as escamas dos fios. "Assim, o condicionador consegue penetrar através delas e tratá-los", afirma o cabeleireiro Paulo César Schettini. Mas deixar o produto depois do banho é péssimo, porque, em consequência, as escamas não se fecham completamente e as madeixas ficam elásticas e quebradiças.



Esquecer as hidratações: a hidratação tem a capacidade de dar leveza e nutrir os cabelos, recuperando a maciez, o brilho e o aspecto saudável deles. Em função do grande uso dos produtos químicos (tinturas, alisamentos, relaxamento, entre outros), os fios tendem a ficar danificados. A função da hidratação é de reverter tudo isso. Mesmo os fios oleosos merecem hidratações, feitas com produtos específicos.



Lavar os cabelos com água quente: evite a água muito quente, pois ela pode causar irritações no couro cabeludo, estimulando a produção de sebo e favorecendo a oleosidade, o que também inibe o crescimento dos fios. "Varie sempre o xampu e o condicionador e use um xampu de limpeza profunda (uma vez por semana ou a cada 15 dias) para retirar excessos de químicas, sujeira e oleosidade para que o couro respire melhor", explica o cabeleireiro Marcus Corazza.



Usar máscara hidratante na praia: não adianta inventar. Para tomar sol, o ideal é passar um creme sem enxágue com proteção solar. E nada mais. "Muitas mulheres acham que, usando uma máscara mais poderosa, estão protegendo o cabelo", diz Paulo César.

Na verdade, elas estão queimando os fios. Esses produtos, além de não formarem uma capa contra os raios ultravioletas, têm um tempo de permanência. Excedê-lo enfraquece os cabelos.



Prender os fios molhados: fazer isso uma vez ou outra não tem problema nenhum. Mas achar que vai domar o volume dos fios dando um bom nó em volta deles é assinar um atestado de raiva permanente.

"Manter o couro cabeludo molhado por muito tempo faz juntar fungos e criar caspa, além de enfraquecer a raiz e provocar a queda", afirma Paulo César. Usar um leave-in e evitar o vento enquanto a cabeça não seca são medidas suficientes para evitar o cabelo armado demais.


Passar chapinha no cabelo molhado: este é um daqueles pecados sem misericórdia nenhuma. A gravidade é tanta que dá para sentir os efeitos na mesma hora. Os fios são profundamente agredidos. Além de queimados, eles se quebram. "O único jeito de consertar é cortando", alerta Paulo Schettini. Antes de usar a prancha, seque bem os cabelos. Nem úmidos eles podem estar.




Usar o secador do jeito errado: procure mantê-lo a 30 centímetros de distância da cabeça e sempre com a temperatura intermediária ou fria, nunca na máxima, para não queimar e danificar os fios. Também evite direcionar o jato quente para a cabeça, isso estimula a oleosidade na raiz e diminui a duração da sua escova.





Ficar mais de três meses sem cortar: para muita gente, isso é papo de cabeleireiro. Mas não é, fique certa. A não ser que seu cabelo demore muito para crescer, este é o tempo médio de duração de um corte. Passada essa fase, as pontas começam a abrir e os fios quebram-se com facilidade. Os arrepiados aumentam o volume e os fios fracos começam a cair.





Desembaraçar com escovas maleáveis demais: as cerdas moles são de manuseio mais difícil, além de quebrarem os fios. Por isso, os especialistas recomendam um pente com dentes bem largos e firmes ou uma escova do tipo raquete, mais resistente.





Fazer mais de duas químicas: você precisa escolher os tratamentos que quer aplicar. Relaxamento, coloração, progressiva, luzes... tudo isso junto deixa os fios porosos e fracos demais, arrebentando todas as pontas. "Escolha dois tratamentos, no máximo, e faça hidratações mensais, no mínimo", indica Paulo.



Dispensar o leave-in: quem pretende aderir ao look natural, atenção para o alerta da cabeleireira Daniela Rocha: sem xampu, condicionador e cremes leave-in (cremes sem enxágue) não existem cachos bonitos. Isso porque cabelos crespos precisam de mais cuidados, pois as curvas dos fios dificultam que a oleosidade natural presente na raiz chegue até as pontas - assim, elas acabam ficando ressecadas, daí a importância da hidratação. E nada de improvisar, usando o condicionador como se fosse um leave-in. "O enxague é necessário no caso do condicionador. Só assim as cutículas (camada externa) dos fios são fechadas. Do contrário, o cabelo enfraquece, quebrando mais facilmente e aumentando o efeito arrepiado", diz a profissional.



Fonte: Minha Vida

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Sete ideias para dar mais brilho aos cabelos


Óleo de argan e até consumo de soja estão entre os truques de especialistas



Primeiro passo: limpeza

O dermatologista e tricologista Valcinir Bedin explica que o brilho dos cabelos nada mais é que o reflexo da luz nos fios. "Porém, para criar esse efeito os fios tem que estar bem limpos", explica. Então não basta jogar uma água e pegar o xampu que estiver mais à mão no chuveiro. Escolha o produto adequado ao seu tipo de cabelo e siga as dicas do Hair Stylist Marcos Sales, do Marcos Sales estilistas de beleza: "Comece molhando os cabelos, em seguida dilua o xampu em um recipiente antes de passá-lo nas mechas - a proporção é de 100 ml de água para 10 ml de produto", explica. Em seguida, enxague os cabelos e retire o excesso de água com uma toalha e na sequência aplique o condicionador, mantendo dois dedos de distância das raízes, para evitar a oleosidade. Depois de retirar todo o condicionador, seque com uma toalha sem esfregar muito, pois o atrito irá favorecer a abertura das cutículas.


Segundo passo: jato de água fria

 Lavar a cabeça com água fria é a dica do tricologista Luciano Barsanti, diretor do Instituto do Cabelo de São Paulo. "A água fria vai fechar a cutícula do cabelo, o que garantirá o brilho, além de diminuir a oleosidade dos fios", explica. "Com as cutículas seladas, os fios ficarão com textura mais uniforme e não embaraçarão tão facilmente, você vai sentir que até pentear as madeixas ficará mais fácil".


Terceiro passo: secar

A dica do cabeleireiro Rodrigo Cintra, do salão Studio W, também refere-se à temperatura, mas agora o secador é o benfeitor. A recomendação dele vai, principalmente, para quem faz escova em casa, mas também vale para quem só dá aquela secadinha básica nos fios. "Para finalizar a secagem, dê um jato de ar frio no cabelo". Ele explica que a tática funciona da mesma forma que a água fria: sela as cutículas, permitindo que a luz reflita mais nos fios, garantindo mais brilho.


Óleo de argan no cabelo seco

Extraído de uma árvore que cresce na região sudoeste do Marrocos, o óleo de argan tem na sua composição 80% de gorduras insaturadas. "Isso faz do óleo de argan um ótimo lubrificante e emoliente", conta o tricologista Luciano Barsanti. Isso quer dizer que o óleo restaura a hidratação natural do cabelo, além de dar lubrificação extra aos fios. Para Rodrigo Cintra essa dica vale ouro: "o óleo de argan além de dar brilho é poderoso no tratamento do cabelo seco". Sua recomendação é passar o produto no cabelo seco (sempre evitando a raiz), já que a água dos fios molhados vai dissolver o produto e diminuir a eficiência.

Invista no silicone

O tricologista Valcinir Bedin recomenda o uso de um bom produto, após a limpeza, derivado do silicone. Para se certificar que você está comprando um produto que contém esse ingrediente, procure nomes como "dimeticone", "dimetilsiloxane" e "siloxane" nos rótulos. O tricologista garante que esses produtos são bons para dar brilho.



Cabelo também precisa de filtro solar!

O filtro solar para cabelos também é mais uma recomendação do tricologista Valcinir Bedin. O especialista explica que o fio de cabelo é composto por proteína e o excesso de sol destrói essas proteínas, detonando a cutícula do fio. "O fio vai deixar de refletir a luz que incide nele, por consequência o brilho diminui", explica Valcinir Bedin. 

O especialista recomenda o uso de leave-in que contenha o protetor contra a luz do sol. "Procure pelo termo "quaternizado" na embalagem, que garante a proteção dos fios". Também vale usar boné, chapéu ou ficar em baixo do guarda-sol. "Esses cuidados são mais necessários em dias que você vai se expor muito ao sol ou caso você trabalhe em ambientes abertos".  


A alimentação também influencia

A dermatologista Angélica Pimenta, da Sociedade Brasileira de dermatologia, conta que uma alimentação adequada é fundamental para dar aos cabelos um aspecto sedoso e brilhante. "A soja é uma ótima opção para as pessoas que desejam cabelos nutridos, hidratados e fortificados". O suco de soja contém baixo teor de gordura, vitamina B e é rico em proteínas e sais minerais - como o ferro, magnésio, selênio e zinco - essenciais para a beleza dos cabelos.


Fonte: Minha Vida

terça-feira, 21 de maio de 2013

Corrija os efeitos colaterais da escova progressiva


O sucesso da escova progressiva, solução para quem não aguentava mais passar horas com o secador em punho, veio acompanhado de uma avalanche de preocupações quanto aos efeitos desse tipo de tratamento no cabelo. "Logo que o serviço começou a ganhar os salões, passei a atender muitas pacientes que não sabiam mais o que fazer para salvar os fios quebradiços", afirma o dermatologista Valcinir Bedin, presidente da Sociedade Brasileira do Cabelo. 

Com a substituição do formol por outras substâncias, a queda de cabelo e o enfraquecimento dos fios diminuíram bastante, mas outros inconvenientes, como a descamação do couro cabeludo ou a oleosidade excessiva na raiz, continuam sendo um problema. Veja as dicas dos especialistas para contornar essas e outras situações que aparecem após esse tipo de alisamento.


É comum que a raiz do cabelo fique mais oleosa após a escova progressiva. Isso acontece porque a oleosidade costuma ser maior nos fios lisos que nos fios ondulados. É comum estranhar isso logo nos primeiros dias após o procedimento. Para combater a oleosidade dos fios, vale lançar mão de xampus para cabelos oleosos e não usar água muito quente, que estimula a glândula sebácea a produzir mais óleo, na hora da lavagem.

O cabeleireiro visagista Robson Trindade, professor da Universidade Anhembi Morumbi, explica que esse inconveniente é ainda maior em quem faz escova progressiva com o formol ou seus derivados proibidos. "Nesses casos, o formol forma uma película que não deixa a oleosidade penetrar no fio, então ela permanece na superfície, dando o aspecto oleoso", afirma o especialista. Nesses casos, a única solução é ir ao cabelereiro e solicitar que ele faça uma desintoxicação do cabelo, retirando o produto tóxico - isso é feitos somente por um profissional, a partir do uso de um produto específico.


Pontas secas

Em contraponto à oleosidade da raiz, as pontas acabam ficando extremamente ressecadas. Afinal, a escova progressiva, por ser um tratamento químico que altera a disposição da queratina nos fios, pode danificar os cabelos. "Para ter pontas bonitas sem aumentar a quantidade do sebo da raiz, lembre-se de passar o condicionador apenas no comprimento dos fios e prefira produtos específicos para essa parte do cabelo, como os óleos reparadores de pontas?, afirma Valcinir Bedin.



Descamação do couro cabeludo

"A descamação do couro cabeludo acontece em função de uma reação alérgica ao produto utilizado", afirma o dermatologista Valcinir Bedin. O especialista conta ainda que esse é um tipo de dermatite seborreica que acaba regredindo com o tempo. Se a melhora não acontecer, procure um médico para iniciar o tratamento, geralmente feito com loção capilar anti-inflamatória. Outra dica é anotar qual foi o produto usado na escova progressiva e evita-lo nas próximas aplicações. 


Liso escorrido

Bem liso ou com algumas ondas é como seu cabelo pode ficar após a progressiva, isso vai depender da forma como o produto é aplicado e da secagem realizada pelo cabeleireiro. Mas às vezes o cabelo fica sem movimento nenhum, ou seja, com aquele aspecto chapado. "Isso acontece porque a escova progressiva deixa um resíduo, que pode ir se acumulando nos fios, tornando-os cada vez mais lisos", explica o cabeleireiro Silvio Rosa, consultor da Condor. Se o cabelo chapou e você não gostou do resultado, o especialista recomenda o uso de um reconstrutor de cachos, que faz com que os cabelos ganhem ondulação. Mas se o seu desejo é volume sem cachos, a única solução é esperar o produto sair dos cabelos.



Fios elásticos

Algumas vezes, a progressiva deixa os fios elásticos, isso acontece porque o tratamento pode mudar a distribuição de queratina no cabelo. Hidratação semanal e tratamentos à base de queratina, como a selagem dos fios, amenizam o problema, mas também reduzem o efeito da progressiva.



Curta duração

A duração da progressiva varia muito de acordo com o produto usado. Alguns agem de maneira mais suave, outros alteram mais profundamente a estrutura do cabelo. De qualquer forma, com o tempo, o tratamento acaba saindo dos cabelos nas lavagens ou porque os fios cresceram e voltaram a ser crespos. Silvio Rosa orienta a evitar xampus com sal, pois o sódio presente no produto acelera a remoção da progressiva. Também vale reduzir o número de lavagens por semana. "Se você está acostumado a lavar os cabelos todos os dias, tente intercalar a lavagem", orienta Silvio.  



Se a progressiva não pegar

Você fez a progressiva e, mesmo assim, algumas mechas cismam em enrolar? Isso aconteceu por algum erro na técnica de aplicação, provavelmente no tempo que o produto foi deixado no seu cabelo. A única solução para esse problema é voltar ao cabeleireiro e pedir um retoque. Silvio Rosa garante que a reaplicação dos produtos não danificará mais os fios.



Fonte: Minha Vida

Sete cuidados para prevenir e disfarçar pontas duplas nos cabelos


Pontas duplas, triplas, quádruplas. As extremidades dos fios podem se abrir em tantas partes que às vezes não dá nem para contar. O dermatologista Cláudio Mutti, especialista em estética médica pela Sociedade Brasileira de Medicina Estética, conta que o problema acontece devido à fragmentação da cutícula do cabelo, a parte externa do fio.

O fio de cabelo é dividido em camadas, de dentro para fora, elas estão divididas em: medula, córtex e cutícula. As três camadas são unidas e seladas por meio de proteínas e da gordura natural dos fios. "No entanto, danos externos - como tratamentos químicos, secador, chapinha e sol - destroem as proteínas, causando a abertura das escamas da cutícula, deixando a estrutura interna exposta", conta o especialista.

Para consertar o estrago a melhor opção continua sendo a tesoura. Mas há quem morra de medo que o corte seja mais radical do que o desejado. Se você se encaixa nesse grupo, saiba que existem outras opções. Algumas são para disfarçar o problema, outras para evitar que ele apareça. Coloque-as em prática e deixe seu cabelo crescer leve, solto e livre das pontas duplas.



Procedimentos de salão

As fãs do secador e da chapinha e as adeptas à escova progressiva, luzes, tintura e outras químicas, precisam de tratamentos específicos, feitos no salão, para evitar as pontas duplas. O cabeleireiro visagista Kauê de Souza, do Monde K Coiffeur, em Guarulhos, conta que os tratamentos mais indicados são os que têm por objetivo reconstruir a massa capilar, como a cauterização e a reconstrução. "Existem diversos nomes comerciais para esses tratamentos, o ideal é pedir ao cabeleireiro a reconstrução da massa capilar e ele saberá qual é o melhor tratamento para você", recomenda. "Além de devolver aos fios as proteínas perdidas, esses tratamentos devolvem às madeixas sua umidade natural, fazendo uma hidratação profunda".





Hidratar em casa

Pouco vai adiantar tratar no salão se você não der continuidade ao cuidado em casa. Cabelos ressecados, propensos à formação de pontas duplas, precisam de hidratação a cada 15 ou 30 dias, dependendo do ressecamento. "Pessoas que aplicam química no cabelo precisam de hidratações mais frequentes, ao passo que alguém que apenas sofre as ações da poluição pode adotar uma frequência menor", afirma o cabeleireiro Thiago Mendes Soares, do Cat´s Cabelereiros, em São Paulo. "A hidratação devolve a gordura aos cabelos, ao passo que a cauterização reconstrói as proteínas dos fios".



Um corte que não tira o comprimento

Se você foge das tesouras, porque tem pavor de diminuir o tamanho das madeixas ainda que esse seja o preço por um cabelo livre das pontas duplas, saiba que há o corte em que a perda de comprimento é mínima. Posicionando a tesoura paralelamente aos fios é possível fazer um corte de cabelo que diminui as pontas duplas sem perder comprimento. Kauê de Souza explica a técnica: "a tesoura entra na mecha na posição vertical e, com isso, diminui o comprimento de apenas alguns fios - principalmente aqueles que já estão mais curtos em função do dano, e retira parte das pontas duplas", explica. "No entanto, o comprimento, no geral, continua o mesmo". Dependendo da quantidade de pontas duplas, o cabeleireiro cortará mais ou menos cabelo. Kauê lembra que a conversa e confiança entre profissional e cliente são fundamentais para que o corte funcione. "A partir do diálogo, é mais fácil tomar uma decisão eficiente na redução das pontas duplas e na satisfação pessoal".



Um corte minucioso

Em alguns salões é possível fazer o corte "remake", que acaba somente com as pontas danificadas de qualquer tipo de cabelo. Aliás, ele foi criado justamente para encorajar as mulheres que desejam manter as madeixas longas. Este corte é feito com uma tesoura bem afiada nos cabelos secos para garantir que somente as pontas duplas sejam eliminadas. O profissional faz uma espécie de trancinha e retira apenas as pontinhas detonadas que estão ao longo dos fios. O trabalho, por ser minucioso, pode demorar até 40 minutos e não altera o corte de cabelo anterior, ou seja, se você não gosta da aparência desfiada nem precisa se preocupar.



Produtos que selam temporariamente

As pontas duplas podem ser seladas temporariamente, mas não é possível regenerá-las definitivamente. Os produtos mais modernos à venda no mercado contêm polímeros na composição e carregam partículas positivas e negativas, formando um gel. As cargas positivas do gel se ligam às cargas negativas da ponta dupla, essa união sofre uma contração enquanto o cabelo seca, o resultado é uma melhora do aspecto das pontas duplas. Abandonar o uso desses produtos implica na volta das pontas duplas, eles vão saindo conforme se lava o cabelo.



Finalizadores com silicone

Segundo o dermatologista Cláudio Mutti, o silicone disfarça as pontas duplas pois atua como uma cola, unindo as escamas da cutícula. Usado depois da escova, o finalizador com silicone cria uma barreira protetora, controla o frizz e dá muito brilho. Porém, o silicone não é um hidratante e nem funciona como tratamento e, se usado antes da chapinha, pode 'fritar' o cabelo e deixá-lo menos saudável.


Proteção contra o sol

O dermatologista Cláudio Mutti explica que o sol provoca pontas duplas porque agride especificamente a proteína ceramida, responsável pela união das camadas dos fios. "Por consequência, o fio não reterá água e o resultado será um cabelo ressecado, sem brilho e com pontas duplas", explica. Para evitar o dano, invista em cremes sem enxágue com protetor solar, que diminuem o risco de pontas duplas.

Fonte: Minha Vida

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Cabelo pedindo Hidratação? Conheça a linha Aneethun A


Cabelo é um assunto complexo, pode ter mil diagnósticos, mas independente do estado dos fios, hidratação é sempre bem vinda. Preservar a umidade natural dos fios é um desafio, por isso é super importante ter um cuidado constante de repor a hidratação que se perde. Desde que comecei a levar a sério esse ritual de cuidados, meu cabelo melhorou demais e o que me ajuda no dia a dia é a Linha A da Aneethun, uma das hidratações mais poderosas, com resultado imediato.



Eu conheci a linha A já faz muitos anos, na verdade, foram os primeiros produtos da Aneethun que eu conheci. Por ser voltada para cabelos normais a secos, vai bem de encontro à minha necessidade e devolve aquela cara de cabelo saudável logo nos primeiros usos. Hoje eu vou comentar sobre o shampoo e o creme, que são meus queridinhos há tempos, quando eles acabam eu troco de linha, mas depois de alguns meses, lá vou eu de novo e me jogo na linha A. É um caso de amor antigo!




Confira a Resenha em Vídeo





As propriedades da linha A são muito bem pensadas! Como eu estudo muito sobre cabelos, só de ler os componentes eu já imagino do que os produtos são capazes e depois corro aqui para contar tudinho para vocês. Nesse tratamento a Aneethun reuniu vários benefícios que não ficam só na hidratação:

Queratina: Tem poder de reestruturar a fibra capilar

Tutano: Fortalece e hidrata os fios

Silicone: Protege o cabelo das agressões térmicas e químicas (forma um filme protetor nos fios)

D’Pantenol: Cuida do couro cabeludo e da saúde dos fios, é uma forma de hidratação muito poderosa, que também previne as pontas duplas – eu amo tudo que tem D’Pantenol, faz milagres pela pele, cabelos!




O Shampoo é bem cremoso, é daqueles que não embaraça os fios, muito pelo contrário, já deixa o cabelo mais suave ao toque, mais macio. O Creme é sensacional, não só pelo efeito, como também por ser multifuncional: pode ser usado no banho com enxágue ou você pode usar como leave in, sem enxágue. O creme realmente faz a diferença, eu gosto de deixar 2 minutos agindo e enxaguo. Uma vez por semana eu passo durante o banho e não tiro totalmente, assim já faz uma hidratação mais profunda e o cabelo seca super disciplinado e brilhante.

O perfume dessa linha é a única coisa que não me agrada 100%, eu acho um pouco forte, mas como os produtos são muito eficazes e cumprem com o que prometem, eu dou créditos e não perco meu amor por eles. Realmente em pouco tempo você vê um cabelo mais saudável e a grande vantagem é ter um tratamento mais completo, que vai além de uma simples hidratação.

O Shampoo custa, em média, R$26 , já o Creme, R$33 e você encontra em salões por todo o Brasil.

Alguma de vocês já testou essa linha?! Nessa resenha eu mando um beijo especial para minha leitora, Maria Furistek, que me contou que adora a Linha A e perguntou o que eu achava!

Para mais informações: www.aneethun.com


terça-feira, 7 de maio de 2013

Como acabar com as olheiras?


Noites mal dormidas resultam em… Olheiras! Elas surgem sempre depois de horas em claro, muito trabalho, muito tempo na frente do computador e por causa do estresse. Mas não é só isso, não! As olheiras, aquelas manchas amareladas e também roxas que aparecem na área dos olhos, podem surgir também por causa do envelhecimento precoce, falta de circulação sanguínea na região dos olhos, muito estresse no trabalho e também por problemas hereditários que podem piorar ao longo dos anos, caso não sejam tratados corretamente. E claro que seja lá qual for a causa das olheiras, o fato é que ela realmente acaba com a produção de qualquer mulher!

Então, é preciso tratar. Mas o tratamento, para começar, é um para cada tipo de olheira. Ou melhor, de sintoma. O bom é sempre buscar um dermatologista caso as olheiras passem dias ali, na região dos olhos, mesmo quando você dorme bem e se alimenta com um cardápio equilibrado. Se a causa for uma noite mal dormida, um truque da vovó consegue acabar imediatamente com o problema. Fazer compressa de chá gelado de camomila por pelo menos 20 minutos na região dos olhos é uma das saídas. O algodão com o chá consegue hidratar a pele e também clarear a área das pálpebras.


Por outro lado, tem como prevenir as olheiras. Uma das formas mais práticas é usar sempre protetor solar em toda a área dos olhos e também óculos escuros. Isso porque a ação do sol, na pele que já tem problema com olheira, faz aumentar o tom roxo da região e, assim, faz você parecer com mais olheiras ainda. Então, além desta combinação ser ótima para prevenir o envelhecimento precoce, ela ajuda a evitar que as olheiras roxas fiquem realçadas.

Tem alguns cremes em forma de bastão que conseguem, também, aliviar as marcas das olheiras e também ajudam a aumentar a circulação de sangue na região. Ou seja, ao aplicar, você estará drenando a área e também vai diminuir o inchaço da região dos olhos. Típico de quem dormiu mal ou está muito cansada ou estressada. Para serem eficientes, estes cremes devem ter na composição vitaminas, principalmente a C e a K, além de nutrientes que ajudam a manter a pele ao redor dos olhos mais nutrida e resistente.

Já a alimentação também pode ser uma aliada contra olheira. Comidas ricas em vitamina K e ômega 3, como espinafre, alface, atum, salmão e nozes, são ótimos exemplos que devem ser consumidos pelo menos uma vez por dia. Ingerindo esses alimentos, você estará aumentando a resistência da pele e deixando a área mais branquinha e menos roxa ou amarelada. Se quiser passar logo para tratamentos estéticos, a dica é buscar ajuda em clínicas que ofereçam a luz pulsada.

Este tipo de tratamento é realizado depois de uma consulta e de uma avaliação com o profissional, que deve ser um fisioterapeuta ou uma dermatologista. A luz pulsada consegue atingir a área da pele que está mais escura, ou seja, as olheiras. Ela consegue clarear o pigmento mais escuro e assim deixar a pele mais uniforme.


segunda-feira, 6 de maio de 2013

Resenha: BB Cream L’oreal 5 em 1 para Pele Brasileira


Poder tratar da pele, corrigir imperfeições, proteger dos raios ultravioleta, hidratar e prevenir o envelhecimento precoce, são desejos da maioria das mulheres. Imagina ter tudo isso de uma vez só, usando apenas um produto? É possível e é sobre isso que vamos falar hoje, em nossa dica da Doce Beleza: um BB Cream especial para pele brasileira, o Creme Milagroso da L’oreal.


Eu, nas minhas sagas de beleza, comprei um monte de BB Creams, importados, nacionais e testei pelo menos 7, por alguns meses. Como não estou aqui para falar do que passou rsrs, vou falar do meu preferido, o que deu mais certo com minha pele, o que realmente segurou a oleosidade: o BB Cream L’oreal 5 em 1.


Ao todo são 5 benefícios em 1 produto:  hidrata a pele, suaviza imperfeições, uniformiza e ilumina, ação anti-brilho e protege contra os raios UV. E não são meras promessas, eu venho usando há mais de um mês, quase que diariamente e os resultados são visíveis. Eu tenho a pele muito, mas muito oleosa, esse foi um dos poucos produtos que realmente conseguiu amenizar a produção de sebo.



A textura é bem fluída, ele chega a escorrer entre os dedos quando ponho um pouco na mão e gosto de aplicar com os dedos mesmo. O calor da mão é ótimo para aplicar produtos como bases e corretivos, ajuda na aderência deles em contato com a pele. A cobertura é bacana, como uma base bem pigmentada, ele cobre bem as imperfeições logo na primeira camada. Para quem precisa ou prefere mais cobertura, também dá para construir esse feito com camadas. Lembre de sempre deixar secar



Para o acabamento eu gosto de usar pó mineral facial, bem de leve, porque o BB Cream da L’oreal já deixa a pele bonita, disfarça bem os poros e tem uma luminosidade tão natural, que dá até dó de passar pó e deixar tudo opaco e sem vida. Então com o pó mineral, apenas na zona T, eu prolongo o efeito matte, sequinho e livre de óleo por vários horas.

Para fechar com chave de ouro, o preço é super amigo, com pouco menos de R$30 você consegue comprar esse creme milagroso, como a própria marca define!

O BB Cream L’oreal 5 em 1 está à venda na Doce Beleza, em dois tons: claro e médio. O meu é claro, mas funciona bem até para peles médias/claras.

Gostaram meninas?! Quem já usou, levanta a mão!


quinta-feira, 2 de maio de 2013

Tutorial: Preparando a Pele para a Maquiagem



Já comentei aqui minha opinião sobre uma pele bem feita, para mim é a alma da maquiagem! Saber preparar a pele, com primer, base, corretivo, é algo que merece bastante atenção, pois faz toda a diferença no resultado final. Claro que, gosto pessoal influencia, tem gente que não gosta de parecer maquiada, tem gente que adora uma cobertura mais caprichada… então decidi dividir com vocês, minha rotina de preparação da pele!

Geralmente eu preciso de uma cobertura mais caprichada, uma base que com poucas camadas já cubra bem porque eu trabalho na televisão. Mas confesso pra vocês que, no dia a dia, eu amo uma cobertura nada… uma maquiagem que não seja nada além de uma segunda pele.

Confira o Passo a Passo



Um item que não abro mão é do filtro solar, se a base não contem, acabo recorrendo a um protetor solar com efeito matte (sequinho e opaco), antes de começar a maquiagem. Também gosto dos primers (pré-maquiagem) que tenham proteção solar e efeito seborregulador, para proteger e controlar a produção de sebo. Afinal, como diria minha amiga Ju Lopes, pele de bacon é comigo mesma rsrs.

As bases que eu prefiro também tem acabamento matte, o que ajuda e muito ao longo do dia, pois seguram mais, resistem mais ao calor, suor e oleosidade. Gosto de aplicar com os dedos, pois o calor da mão é ótimo para que bases e corretivos tenham uma melhor aderência na pele! Se for preciso, depois dou uma retocada com pincel, para o acabamento ficar caprichado.

Os corretivos cremosos são meu preferidos, afinal de contas, chega uma época da vida em que os corretivos muito secos começam a marcar as linhas ao redor dos olhos, e deixam a gente parecendo mais velha do que realmente é! Filtro solar também é muito importante na composição, já que a região dos olhos é sensível e acaba sofrendo mais com a exposição ao sol, luz do computador, etc…

Produtos Usados

- Base Maybelline Pure MakeUp – cor 30
- Corretivo Alta Cobertura Natura Una – cor médio (usei na pele)
- Corretivo Mary Kay – cor yellow (para olheiras roxas)
- Corretivo Shiseido Natural Finish Cream Concealer – cor 02 (usei nos olhos)
- Pó Complexion Perfection E.L.F. – colorido/translúcido
- Duo Vult Soleil – cor 02